O ASSUNTO É

AUDIÊNCIA PÚBLICA:MOTOCICLISTAS LUTAM POR MELHORIA NA MOBILIDADE URBANA DO DF

Publicado em

Nesta terça-feira (19/06), motociclistas de Brasília, se mobilizam para uma forte participação de uma audiência pública que ocorre a partir das 10 horas, na Câmara Legislativa com o objetivo de debater melhorias na mobilidade urbana do DF que vise atender um segmento que cresce e cada vez mais vulnerável na disputa pelo espaço do caótico trânsito de Brasília. A proposta foi apresentada pelo Oldskull (moto grupo). A audiência pública será presidida pelo deputado distrital Raimundo Ribeiro (MDB)

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Nas vésperas do maior encontro de motociclistas da América Latina, o Brasília Capital Moto Week, que acontece entre os dias 19 e 28 de julho deste ano, os motociclistas de Brasília vão a Câmara Legislativa nesta terça-feira para reivindicar melhor espaço e segurança no trânsito do DF.

Os motociclistas defendem que as faixas exclusivas de ônibus sejam transformadas em vias expressas compartilhadas a serem utilizadas também pelo segmento que mais cresce no DF e cada vez mais vulneráveis aos acidentes por falta de espaço.

O debate a ser travado em audiência pública que será presidida pelo deputado Raimundo Ribeiro, tem o objetivo de proporcionar a segurança à integridade física dos motociclistas do Distrito Federal e visa ainda colaborar com a política pública de mobilidade urbana, bem como, redução do impacto no presente sistema viário.

A proposta desenvolvida pela advogada tributarista  e financeira Kelly Christine Oliveira, e apresentada na CLDF pelo Oldskull, se dá em razão do elevado número de veículos automotores em trânsito, com engarrafamentos permanentes, a presença dos motociclistas, vem surgindo como alternativa ao caos viário.

Conforme dados publicados pelo DETRAN-DF em 2017, o DF conta com 1.6 milhão de veículos automotores e que 11% dessa frota é composta por motocicletas e que somente no 1º semestre de 2018, dos 115 acidentes fatais no DF, 36 corresponderam a motociclistas, ou seja, 31.3% dos óbitos.

O advogado Eduardo de Barros, presidente do Oldskull, afirma que a implementação de política pública urbana para a viabilidade e vazão no trânsito de motociclistas é uma das preocupações do seu grupo diante da extrema vulnerabilidade que vivem os mais de 200 mil motociclistas, principalmente aqueles que utilizam as motocicletas como instrumento de trabalho.

“A cidade de Brasília, que abraça o Capital Moto Week, o terceiro maior evento do planeta, que esse ano irá reunir mais de 1 milhão de pessoas, além de mais de 300 mil motos, não pode continuar virando a cara ou se negar para readequar a mobilidade urbana no sentido de dar mais segurança aos motociclistas “, disse Eduardo.

O grupo Oldskull defenderá na audiência pública da Câmara a inclusão dos motociclistas ao compartilhamento das vias exclusivas destinadas aos ônibus/viaturas oficiais.

Para Eduardo Barros, as vias expressas de Brasília, em grande parte do tempo permanece ociosa e que pode ser melhor utilizada para dar fluxo a mobilidade urbana

Para o debate desta terça-feira na Câmara Legislativa foram convidados os seguintes órgãos:

Secretaria de Mobilidade – SEMOB;
Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos – SINESP;
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPLAG;
Secretaria de Fazenda – SEFAZ;
Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER – DF;
Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN – DF;
Seguradora Líder – Administradora do Seguro DPVAT;
Associações, Agremiações, Moto Clubes, Moto Grupos, Sindicatos dos Motociclistas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

GDF lança primeira unidade do Na Hora exclusiva para empresas

Foi inaugurada a primeira unidade do Na Hora dedicada ao atendimento...

GDF lança nova edição do Preparação DF com mais de 6 mil vagas

Estão abertas as inscrições para a nova edição do Preparação DF,...

Lançado edital para renovar computadores de hospitais e UPAs do DF

Foi publicado o edital para compra e instalação de novos desktops,...

Atendimento na atenção psicossocial tem aumento de 15% no DF

No período de maio a agosto deste ano, a produção ambulatorial...

Nosso Natal ilumina Esplanada dos Ministérios e traz espetáculos gratuitos

O Nosso Natal 2025 começou nesta semana e segue até 4...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.