O ASSUNTO É

ROLLEMBERG PASSA O TRATOR POR CIMA DE IZALCI E TOMA O PSDB DO DF

Publicado em

Rollemberg contou com a ajuda do interino presidente nacional do PSDB, Tarso Jereissati que deu sinal verde para que Maria de Lurdes Abadia assumisse uma secretaria do governo de Brasilia. Na troca, o partido fará  aliança com o PSB para impulsionar a reeleição de Rodrigo Rollemberg em 2018. A única  alternativa de Izalci, pretenso candidato a governador do DF,  é deixar o ninho tucano

Por Toni Duarte

Nas últimas duas semanas o governador Rollemberg perdeu o tempo de TV do ex-aliado  PDT e deve perder o apoio do PSD,  partido essencial para a sua reeleição. Na segunda-feira o governador de Brasília procurou o senador Tarso Jereissati, presidente interino da Executiva Nacional do PSDB, com quem fechou o compromisso de fazer palanque ao presidenciável Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, bem como abrir espaço no governo para os tucanos do DF. A proposta foi aceita.

O desejo do governador de abocanhar o PSDB-DF e deixar Izalci fora do jogo  vem sendo maturado desde junho passado após  encontro com o prefeito de São Paulo, João Doria. 

Rollemberg sempre viu como uma ameaça a candidatura a governador do deputado federal Izalci Lucas, presidente interino da legenda no DF, com quem tentou convencê-lo a compor o governo e esquecer o projeto.

Conversas para apear o tucano foram feitas com Geraldo Alckmin, Aécio e Tasso Jereissati, investidas que Izalci nunca deu crédito, mesmo sendo alertado por muitos que diziam que ele era um candidato competitivo, mas lhe faltava um partido.

O enfraquecimento de Aécio no comando da Executiva Nacional do PSDB, após ter sido afastado do mandado de senador pelo STF, por crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa com base nas delações de executivos do grupo J&F, que controla a JBS, bem como o racha dentro do PSDB Local, teria sido a gota d’água para que o desejo de Rollemberg de ter Izalci fora do páreo se concretizasse.

A tucana e ex-governadora Maria de Lurdes Abadia acusou Izalci de não querer cumprir a agenda nacional do PSDB para a realização das convenções internas do partido. Durante uma sabatina a blogueiros de política, Abadia afirmou que Izalci impôs uma candidatura sem antes conversar com os dirigentes das zonais do PSDB.

Antes mesmo do acordo entre o PSB e o PSDB se tornar público nesta quarta-feira (25), com uma coletiva a imprensa em que o governador Rollemberg anuncia o nome de Abadia para Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos que vai cuidar dos assentamentos como Sol Nascente e Pôr do Sol, em Ceilândia, e Vila Buritizinho, em Sobradinho. Coube ao senador Tasso Jereissati ligar para Izalci para informar sobre a decisão da Executiva Nacional.

O Radar procurou o deputado por telefone, mas ele não retornou à ligação até o fechamento da matéria.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

A verdadeira razão da invasão da Venezuela: petróleo, geopolítica e poder

*Por Caio Braga: Petróleo, dólar e poder movem a ofensiva dos EUA contra a Venezuela. Por trás do discurso contra uma ditadura e narcotráfico, estão interesses geopolíticos, controle energético e a disputa com China e Rússia pela hegemonia global.

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar