O ASSUNTO É

COM O “DISTRITÃO” 2 DEPUTADOS FEDERAIS E 5 DISTRITAIS DO DF NÃO SERIAM ELEITOS

Publicado em

Se o “distritão”, projeto de reforma política, que se encontra em debate na Câmara dos Deputados  já tivesse valendo nas duas últimas eleições, deputados do DF como os  federais Augusto Carvalho (SD) e Laerte Bessa (PR), não estariam com os mandatos. Já na Câmara Legislativa a regra atingiria ao menos  cinco distritais entre eles Lira, Telma Rufino, Raimundo Ribeiro , Wellington Luiz e Luzia de Paula

O distritão apareceu para debate político, em 2011 na Câmara dos Deputados, mas não chegou a amadurecer naquele momento. Na votação do plenário, em 2011, o “distritão” recebeu 267 votos contrários e 210 a favor. Eram necessários 308 votos para a aprovação.

Desta vez a proposta surgem com mais força já que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) e o presidente do Senado Eunício Oliveira são os seus principais patrocinadores, além do próprio presidente da República Michel Temer (PMDB).

Na última quinta-feira a Comissão Especial que analisa mudanças nas regras eleitorais (PEC 77/03) aprovou, de madrugada, um destaque de autoria do PMDB ao parecer do Relator, Deputado Vicente Cândido (PT-SP), instituindo para as eleições 2018 o chamado “Distritão”.

No “distritão”, são eleitos os mais votados. Cada estado ou município vira um distrito eleitoral e não são levados em conta os votos para partido ou coligação. Na prática, torna-se uma eleição majoritária, como já acontece na escolha de presidente da República, governador, prefeito e senador.

Bancada Federal

Caso o “distritão” estivesse valendo desde as duas últimas eleições, pelo menos os dois menos votados deputados federais da atual bancada do DF estariam sem mandatos. Na ordem ,  Alírio Neto que obteve 78.945 estaria no mandato como o sexto deputado mais votado .

Izalci Lucas com 71.937 ficaria na sétima posição e no lugar de Augusto Carvalho, quem assumiria como a oitava deputada mais votada com 55.340 votos seria Eliana Pedrosa. Os deputados Augusto Carvalho com 39.461 e Laerte Bessa com 32.843 votos seriam suplentes se prevalecesse o distritão.

Câmara Legislativa

O distritão faria o Guarda Jânio que obteve 14.939 votos, o dono da nona cadeira na Câmara Legislativa. Também assumira o mandato o ex-deputado distrital Washington Luiz; seguido pelo Delegado Fernando Fernandes , Dr. Charles e Cláudio Abrantes que só assumiu o mandado definitivamente após a renuncia do distrital Dr. Michel que foi para o Tribunal de Contas. Lira, Telma Rufino , Raimundo Ribeiro, Wellington Luiz e Luzia de Paula seriam todos suplentes.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (IX Ecriativa), com o tema...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar