O ASSUNTO É

MEC lança curso de 180 horas para professores do ensino médio

Publicado em

O curso Mais Ensino Médio foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) para formação de professores. A capacitação é virtual e tem duração de 180 horas, disponível na plataforma de aprendizagem Avamec.

O objetivo principal é melhorar a qualidade da educação como um todo, por meio da transformação das práticas docentes e da valorização da juventude brasileira.

A formação pretende promover uma reflexão crítica sobre o currículo e as políticas educacionais, entre elas, a Política Nacional do Ensino Médio (Pnaem), e como adequá-las às realidades das escolas públicas.

O projeto busca alinhar a teoria com a prática, abordando temas relevantes e contemporâneos que impactam diretamente a vida dos estudantes e o trabalho docente. A metodologia tem como estratégia a formação continuada, baseada em metodologias de reconhecimento, intervenção produtiva e estudos de casos.

Entre os módulos, há um voltado para a cultura digital, que capacita os educadores a aplicar a digitalização na educação.

Também são abordadas pautas contemporâneas, como as apostas esportivas (bets) e seus impactos econômicos e sociais, entre outras. O curso pode ser concluído em, no mínimo, 45 dias, e no máximo a conclusão é de 200 dias.

“Este apoio do MEC visa a formação dos profissionais das redes públicas de ensino para a implementação da Política Nacional de Ensino Médio [PNAEM]”, afirmou em nota a coordenadora do MEC, Valdirene Oliveira.

Com o aproveitamento do participante no curso, o certificado de conclusão estará disponível para download, na opção “Certificado”, no menu do curso.

Há possibilidade de obtenção de certificado de especialização, mediante aproveitamento de estudos, pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

Mais Radar

Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina hoje (21)

A reaplicação de prova de um ou dos dois dias do...

Participantes do Enem podem estudar por aplicativo do MEC

Para revisar o conteúdo, os candidatos do Exame Nacional do Ensino...

Governo cria mais de 6,7 mil vagas na rede federal de ensino superior

O governo federal criou 6.737 cargos de professores e técnicos-administrativos em...

Governo abre canal para sugestões sobre uso de IA na educação

Para ter ideias de como usar a inteligência artificial (IA) na...

Escolas podem corrigir dados do Censo Escolar 2025 até 23 de outubro

Os relatórios por escola dos dados preliminares do Censo Escolar da...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.