Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Lançamento de Memórias e Testemunhos de Lobão agita Congresso Nacional

Publicado em

O Salão Negro do Senado Federal foi iluminado nesta noite de quarta-feira (20), para um evento marcante: o lançamento do livro Memórias e Testemunhos – Revelações Políticas, de autoria do jornalista e ex-presidente do Senado, Edson Lobão.

Com a presença de mais de 250 convidados, incluindo figuras como os presidentes do Congresso, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, além de nomes de peso que marcaram a presidência do Senado  Eunício Oliveira e da Câmara Eduardo Cunha, além do ministro Frederico de Siqueira Filho, o ministro do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva e o embaixador de Belarus, Andrey Andreyev, a noite foi um testemunho da relevância da obra.

O ex-presidente do Sendo, Edison Lobão, ao lado do atual presidente Davi Alcolumbre
O ex-presidente do Sendo, Edison Lobão, ao lado do atual presidente Davi Alcolumbre

Em um discurso de quase uma hora, Lobão cativou a plateia ao revisitar sua trajetória como jornalista e político, narrando episódios que marcaram a democracia brasileira. Ele destacou os desafios enfrentados pelo Brasil em períodos importantes, desde o governo de Getúlio Vargas até os de Juscelino Kubitschek, José Sarney e Dilma Rousseff.

Sua narrativa, rica em detalhes, reflete não apenas o olhar atento de um repórter, mas também a vivência de quem, como senador, foi protagonista de momentos decisivos.

A obra, publicada pela G. Ermakoff Casa Editorial, é descrita por Sarney, que assina o prefácio, como uma “surpreendente caixa de segredos”.

O ex-presidente e membro da Academia Brasileira de Letras ressalta a qualidade literária do jornalismo de Lobão, que transcende a mera documentação do cotidiano para se aproximar da criação artística.

Sarney argumenta que o jornalismo, ao registrar a vida cotidiana, serve como base para a História, um gênero literário rico e essencial.

Nesse sentido, Memórias e Testemunhos se consolida como uma fonte indispensável para compreender as escolhas e os desafios que moldaram o Brasil contemporâneo.

O livro de Edson Lobão não é apenas um relato pessoal, mas um convite à reflexão sobre o passado e o futuro do país.

Ao combinar a perspicácia do jornalismo com a experiência política, a obra oferece um panorama único de um período turbulento da historiografia brasileira.

Para pesquisadores, estudantes e cidadãos interessados em entender as raízes do Brasil de hoje, Memórias e Testemunhos é leitura obrigatória, um documento vivo que ilumina os caminhos tortuosos da nossa democracia.

 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Governo anuncia investimento em rodovias no sudeste goiano

O Governo de Goiás vai investir mais de R$ 546 milhões em quatro rodovias estratégicas...

Mais Radar

Claustrofobia Inversa: Alexandre Patury alerta para novo desafio no DF

O Secretário Executivo de Segurança Pública do DF alerta sobre claustrofobia inversa na palestra do IPEDF. Inspirado em Adolescentes, o fenômeno reflete o isolamento juvenil e riscos à segurança do DF. "O silêncio dos jovens pode ser perigoso", diz ele ao Radar DF.

Edison Lobão: Testemunho de cinco décadas da política brasileira

Edison Lobão lança Memórias e Testemunhos: Revelações Políticas dia 20/08 no Salão Negro do Congresso. Uma narrativa única que desvenda os bastidores dos Três Poderes, desde JK até Dilma, por um testemunho vivo da história brasileira.

BRB e Banco Master: uma aquisição estratégica para o Distrito Federal

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, defende a compra do Banco Master, que trará R$ 1,5 bi em lucros e fortalecerá o DF. Um marco para o BRB, que cresce e beneficia a população 

DF: Esquerda rachada entre o “cabrito novo” Grass e o “forasteiro” Cappelli

A disputa para liderar a esquerda no DF, segue sem consenso: Leandro Grass é visto como um "cabrito novo" e "oportunista", enquanto Ricardo Cappelli como "forasteiro fanfarrão". Sem unanimidade, a esquerda encontra dificuldades para escolher um nome ao Buriti.

Agosto Lilás: Sandro Avelar convoca sociedade contra feminicídio no DF

No Agosto Lilás, Sandro Avelar convoca a sociedade brasiliense a agir contra o feminicídio, crime que cresce no DF e ocorre, em sua maioria, dentro de casa. "Denunciar é proteger vidas e romper o ciclo da violência", diz ele.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político