O ASSUNTO É

Ex-cabo da PMDF se acorrenta em protesto na frente do quartel

Publicado em

Carlos Vitor Fernandes Vitório, de 36 anos, ex-cabo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), acorrentou-se na tarde desta quinta-feira (2), em frente ao Quartel do Comando Geral da corporação, localizado no Setor Policial Sul.

Expulso da PMDF em março de 2024, Vitório é presidente da Federação Nacional de Entidades de Praças Militares do DF (Fenepe-DF).

Ele afirmou que o ato é um protesto pela falta de atenção à saúde mental dos policiais militares.

Segundo o ex-militar, a corporação enfrentou um déficit crítico no atendimento psicológico, afetando os 10 mil membros da PMDF e seus dependentes.

Como parte do protesto, Vitório afirmou estar em greve de fome e sede, buscando chamar a atenção para o problema.

Militares com cães farejadores revistaram o ex-PM, mas não encontraram nenhum objeto suspeito.

No fim da tarde, a Polícia Militar do DF distribuiu uma nota de esclarecimento.

Confira:

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informa que tem adotado uma série de ações para aprimorar a saúde mental de seus policiais e familiares, com o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento psicológico e psiquiátrico disponível. Em 2024, a PMDF credenciou oito novas clínicas especializadas em saúde mental, que somam agora 93 psicólogos e 17 psiquiatras na rede. Esse aumento possibilitou uma média de 60,61 atendimentos diários em psicologia e 19,28 em psiquiatria, de forma a atender a demanda crescente. Graças às parcerias estabelecidas, a PMDF registrou, entre janeiro e setembro de 2024, 884 atendimentos psicológicos e 1.199 atendimentos psiquiátricos em sua estrutura própria, superando a quantidade registrada em 2023. A PMDF realizou concurso público para a contratação de três novos psiquiatras, que estão em formação e irão compor o quadro da corporação em breve. A PMDF em momento algum interrompeu e emissão de guias para atendimento psiquiátrico ou psicológico. A instituição continua promovendo diversas iniciativas, como rodas de conversa que visa prevenir o suicídio e promover a saúde mental, atualizou o programa SENTINELAS DA VIDA que consiste em 02 policiais voluntários de cada uma das unidades da PMDF com vistas a acompanhar policiais que apresentem mudanças comportamentais. Um grupo de policias especializados do CAPS em acolhimento visita todos os meses um comando regional da PMDF com vistas a promover palestras sobre saúde financeira, religiosa, saúde mental, e outras iniciativas relativas a temática. A PMDF é o órgão da segurança pública que mais formou no programa de governo chamado RESIGNIFICAR, com mais de 2500 profissionais atualizados na resolução de conflitos envolvendo violência doméstica. Além da rede credenciada, a PMDF firmou um acordo de cooperação técnica com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), que cedeu três médicos psiquiatras, e com a Secretaria de Saúde, que disponibilizou uma médica psiquiatra civil. Também foi realizado um acordo de cooperação com o Serviço Social do Comércio (SESC-DF), o qual disponibilizou nove psicólogos e dois psiquiatras, permitindo o início de atendimentos psicológicos na estrutura própria da PMDF a partir de julho de 2024.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Veja pontos de atendimento itinerante para questões de energia elétrica

Clientes da Neoenergia podem resolver questões relacionadas a energia elétrica nos postos da distribuidora em diversas regiões administrativas do DF. Nesses postos estão disponíveis...

Mais Radar

PMDF apreende adolescente com tabletes de maconha em Samambaia

Os policias militares do 11° Batalhão realizaram uma operação que culminou...

PMDF recupera veículo furtado em Santa Maria

A ação ocorreu durante um patrulhamento de rotina, quando os agentes perceberam um carro que levantou suspeitas devido ao comportamento do motorista e à situação do veículo.

PMDF prende homem por furto em Águas Claras

O alerta foi emitido por moradores, que relataram o ocorrido e forneceram detalhes que ajudaram na busca pelo suspeito.

PMDF apreende armas e munições no Recanto das Emas

Policiais militares do Grupo Tático Operacional do 27° Batalhão (Gtop 47)...

PMDF prende homem com um fuzil e mais duas armas de fogo em Ceilândia

Os Policiais militares da Rotam prenderam um homem por porte ilegal...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação