Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Publicado em

Ao admitir chorando nesta segunda-feira (25) que pode ser preso, o ex-presidente Jair Bolsonaro demonstrou fragilidade e que pode deixar de lado o seu projeto de retornar ao Palácio do Planalto em 2026.

A declaração de Bolsonaro serviu para mobilizar setores da direita brasileira em torno de Ronaldo Caiado (União Brasil), que consideram o governador de Goiás uma liderança com potencial na disputa pela presidência da República.

O fim do sonho de Bolsonaro de voltar ao Poder, ficou mais evidente diante das graves acusações que o envolvem na organização de um golpe de Estado, além de um suposto plano para assassinar o presidente Lula, o vice-Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

O inferno astral vivido por ele na última semana, fez com que setores do bolsonarismo passassem a admitir que Caiado seria uma alternativa viável da direita e centro-direita para enfrentar Lula em 2026.

Desde a sua campanha presidencial em 1989, o governador de Goiás defende princípios como a iniciativa privada e o direito à propriedade.

É claro que há divergências entre Caiado e Bolsonaro.

O governador tem sido alvo de críticas, especialmente após se lançar como pré-candidato à presidência na próxima eleição.

No embate entre os dois na disputa eleitoral dos municípios goianos, onde Bolsonaro tentou demonstrar sua força, o governador acabou derrotando o ex-presidente e seus candidatos a prefeitos.

Caiado chamou a postura e a intromissão de Bolsonaro de “deselegante” e “desrespeitosa”, salientando que o ex-presidente não é “dono da direita” e que o Brasil está cansado de extremismos.

Apesar disso, os aliados de Bolsonaro têm buscado uma aproximação com Caiado, o que pode resultar numa possível aliança para 2026.

Outro embate que Ronaldo Caiado certamente enfrentará será dentro do seu próprio partido, o União Brasil.

No início deste mês, o deputado federal Elmar Nascimento (BA) disse que a União Brasil apoiaria a reeleição de Lula em 2026.

Caiado descarta essa hipótese: “O União jamais vai caminhar com o PT”.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário...

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político