Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ibaneis e Celina cada vez mais fortalecidos para o embate de 2026 no DF

Publicado em

As últimas eleições municipais nas cidades do Entorno de Brasília, encerradas no último dia 6 de outubro, revelaram muito mais do que vitórias locais: elas foram importantes indicadores para as disputas majoritárias que se desenham em 2026, no DF.

Os principais atores políticos do Distrito Federal (DF) participaram ativamente do processo, estabelecendo alianças e testando estratégias eleitorais para as eleições majoritárias do Palácio do Buriti.

Sem dúvida, o governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão saíram fortes com a vitória de um grande número de prefeitos e vereadores nas últimas eleições.

Quem mais perdeu foi o PT, que não elegeu nenhum prefeito do partido que concorreu para o cargo nas cidades do Entorno.

Ibaneis e Celina, o primeiro, candidato ao Senado, e a segunda, candidata ao governo do DF, estão prontos para liderar a disputa eleitoral, que começa em agosto do próximo ano.

O cenário é tão favorável para os dois que a oposição voltou a requentar as manjadas denúncias contra Celina, que datam da época em que era deputada distrital.

Na semana passada, a mídia governista, ligada ao Palácio do Planalto, andou “plantando” a mesma história de sempre. Um método que não dá mais certo.

A oposição, composta por grupos vinculados aos ex-governadores Agnelo Queiroz (PT) e Rodrigo Rollemberg (PSB), tem buscado reacender escândalos não comprovados na tentativa de atingir a reputação da vice-governadora.

Porém, essas táticas estão ficando menos populares, especialmente nas redes sociais.  Isso se deve ao fato de ainda existir no imaginário popular a imagem dos maus governos do PT e do PSB, que, respectivamente, terminaram sendo manchados pela corrupção.

Não há dúvida de que Celina é hoje a mais forte postulante à sucessão em 2026.

O cenário favorável também reforça a possibilidade de Ibaneis, com um alto índice de aprovação, estabelecer uma nova tradição na política local ao eleger o seu vice para o cargo mais alto do Buriti.

A era Ibaneis, iniciada em 2018 e confirmada com a reeleição no primeiro turno de 2022, pode se estender ao assegurar a eleição de Celina como sua substituta, um feito extraordinário que nenhum governador conseguiu até o momento.

Sem conseguir conter o choro, a oposição se limita a requentar denúncias que não convencem a população do DF.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média....

Mais Radar

“A dor de Sarah não pode se repetir no DF”, diz Roosevelt Vilela

O distrital Roosevelt Vilela alerta para o perigo de desafios virais e cobra maior responsabilidade das redes sociais. Ele defende leis, educação digital e ação conjunta para proteger crianças e adolescentes online

Mala perdida, voo perdido: a brava aventura de Izalci Lucas em Dubai

Um senador em missão oficial no exterior pode gastar até R$...

Izalci e o jogo sujo da politicagem contra o povo de Brasília

Senador Izalci Lucas (PL-DF) pede CPI para investigar intenção de compra do Banco Master pelo BRB, alinhando-se a PT e PSB em manobra politiqueira. Sem fatos concretos, a iniciativa ignora o sucesso do BRB e prejudica Brasília

Fica Glauber Braga! Greve de fome anima suplente Heloísa Helena

Heloísa Helena, suplente de Glauber Braga, anima tocando bumbo em apoio à greve de fome do deputado, que protesta contra cassação. A ex-senadora da Rede, pronta para assumir o mandato, vibra com a campanha “Fica Glauber Braga”.

Bia Kicis sonha com o Senado, mas quem manda é o dono do cofre

Bia Kicis lança sua candidatura ao Senado em 2026, mas enfrenta resistência dentro do próprio PL e desafia planos de Ibaneis e Michelle. No xadrez político do DF, ousadia sem apoio pode custar caro.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político