Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Valparaíso: Prefeito pula no colo de prefeito eleito para comemorar vitória

Publicado em

Foi uma explosão de adrenalina quando o atual prefeito de Valparaíso de Goias, pulou no colo do prefeito eleito Marcus Vinicius (MDB) para comemorar a vitória nas urnas, com 61,28% dos votos válidos do eleitorado valparaisense.

O resultado das urnas mostrou que Marcus Vinício é mais forte politicamente do que Pábio Mossoró, que foi reeleito em 2020 com 51,40% dos votos.

A afetuosa pulada de Pábio Mossoró no colo de Cinquentinha pode levar a muitas considerações: a principal delas é que o prefeito atual, que será “ex” a partir de 1 de janeiro, pode continuar controlando os cofres da prefeitura, exigindo que o prefeito eleito mantenha alguns funcionários de destaque, como Milton dos Reis Pinto, atual secretário de Finança e Planejamento.

O eterno dono do cofre do governo Mossoró fez um gesto de quem pretende continuar no mesmo lugar, uma vez que foi um dos doadores de campanha de Vinicius. Oficialmente ele  doou R$ 1.000.

Em outra linha de raciocínio, há quem afirme que na política não há pulada de colo que faça um  liderado, vencedor de uma campanha, continue como liderado.

Um vereador eleito, disse a coluna que Marcus Vinicius não será uma marionete, assim como Pábio também não foi da sua antiga tutora, a ex-prefeita e deputada federal Leda Borges.

O resultado das eleições de 2024 revelou outro dado curioso. Marcus Vinícius superou os votos de ex-prefeitos como Leda Borges, em 2009, da petista professora Lucimar em 2012, de Mossoró em 2016 e 2020.

Todos saíram das urnas com 50% dos votos válidos. Vinicius obteve 61,28%, bem acima de todos.

Sem dúvida, Cinquentinha pode ser a nova liderança política do município caso se liberte de Pábio Mossoró ainda no período de transição.

É necessário desenvolver um governo com luz própria. Isso está mais do que uma simples pulada de colo, ocorrida no meio da rua.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

DER-DF lança licitação para obras da via marginal da DF-290, em Santa Maria

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) abriu, nesta sexta-feira (15), a...

Mais Radar

DF: Esquerda rachada entre o “cabrito novo” Grass e o “forasteiro” Cappelli

A disputa para liderar a esquerda no DF, segue sem consenso: Leandro Grass é visto como um "cabrito novo" e "oportunista", enquanto Ricardo Cappelli como "forasteiro fanfarrão". Sem unanimidade, a esquerda encontra dificuldades para escolher um nome ao Buriti.

Agosto Lilás: Sandro Avelar convoca sociedade contra feminicídio no DF

No Agosto Lilás, Sandro Avelar convoca a sociedade brasiliense a agir contra o feminicídio, crime que cresce no DF e ocorre, em sua maioria, dentro de casa. "Denunciar é proteger vidas e romper o ciclo da violência", diz ele.

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) conquistaram o Entorno, quebrando a hegemonia de Marconi Perillo, que por anos manteve a região abandonada para exercer controle político sobre uma população empobrecida.

Caiado diz que Congresso se acovarda e que Lula é um irresponsável

Caiado critica Congresso por covardia e Lula por não negociar tarifa de 50% com Trump. Defende anistia aos presos do 8/1 e cobra coragem do Legislativo. "Lula antecipa eleição e ignora crise que penaliza estados", diz o governador de Goiás.

Obras de Ibaneis no Jardim Botânico superam décadas de abandono

Obras históricas em educação, saúde, mobilidade e regularização fundiária no Jardim Botânico colocam Ibaneis Rocha como o governador mais popular da história do DF.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político