Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Wellington e Ricardo confirmados na liderança da Câmara Legislativa

Publicado em

O deputado distrital Wellington Luiz (MDB) e o deputado Ricardo Vale (PT) serão reeleitos presidente e vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal em uma sessão extraordinária na tarde desta quarta-feira (07), para o biênio 2025/26.

A eleição ocorrerá sem oposição, e a maioria dos membros da mesa diretora será reconduzida aos mesmos cargos.

Após buscar consenso entre todos os distritais de diferentes partidos, Wellington Luiz apaziguou a disputa pela 1ª vice-presidência.

A vaga estava sendo pleiteada pelo deputado Roosevelt Vilela, indicado pelo seu partido, o PL, e por Ricardo Vale (PT), que já ocupa o cargo desde o início do biênio 2023/24.

Roosevelt continuará como 2º secretário da mesa, assim como Daniel de Castro permanecerá na 1ª secretaria e Martins Machado na 3ª secretaria.

A nova composição da mesa, que será votada amanhã, ampliou os cargos de 5 para 7 membros.

Os novos cargos criados são o de segundo vice-presidente, a ser ocupado pelo deputada Paula Belmonte, e a 4ª secretaria, que ficará sob o comando de Robério Negreiros.

Ficou acordado ainda que João Hermeto (MDB) retomará a liderança de governo, enquanto Jaqueline Silva presidirá a Comissão de Assuntos Fundiários, anteriormente liderada por Hermeto.

As comissões de Saúde e Educação serão divididas: Gabriel Magno (PT) assumirá a Comissão de Educação, e Deise Amarilio (PSB), a Comissão de Saúde.

A Comissão da Mulher será liderada pela deputada Jane Klébia.

Todos os 24 deputados chegaram a um consenso articulado pessoalmente pelo presidente Wellington Luiz durante toda a tarde desta terça-feira, cujo resultado será conhecido amanhã, às 15h.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6×1

O governo deve enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei com urgência constitucional para...

Mais Radar

Rombo à vista: PSD vai torrar dinheiro público com Arruda inelegível

O PSD no Distrito Federal corre o risco de provocar um...

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Morte de Orelha: Roosevelt quer crime hediondo para quem assassina cães

O assassinato brutal do cão Orelha virou símbolo do martírio e crueldade animal. O deputado distrital Roosevelt Vilela defende penas mais rigorosas contra quem maltrata animais e crime hediondo em casos extremos. Pela rede social o parlamentar reforçou o grito de indignação coletiva em protesto na Paulista neste domingo (01).

Cidade inteligente: Rodrigo da Luz destaca Brasília no “Brasil Global Summit”

Rodrigo da Luz, diretor-executivo do Brasil Global Summit, afirma que Brasília...

Com medo da CPI do Master, PT orienta aliados a ficarem de “bico calado”

Diante do caso Banco Master, o PT prefere o “bico fechado” a abrir uma CPI que exponha o governo e a própria imagem do presidente Lula. Após encontros no Planalto com o banqueiro Daniel Vorcaro, o silêncio virou estratégia política.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político