Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

CLDF: Candidatura de Roosevelt é legítima, diz Daniel de Castro

Publicado em

O atual primeiro secretário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Daniel de Castro (PP), disse ao Radar DF que todos os 24 deputados da Casa têm legitimidade para se candidatar a qualquer cargo da mesa diretora e que o deputado Roosevelt Vilela (PL) também tem esse direito.

Na última sexta-feira(02/08), o nome de Roosevelt Vilela foi lançado pelo seu partido, o PL, da base aliada do governo Ibaneis Rocha (MDB), para disputar a 1ª vice-presidência da CLDF, cargo ocupado atualmente por Ricardo Vale (PT), que pretende continuar na mesma vaga.

Daniel de Castro fez uma análise sobre a escolha da nova mesa diretora da Câmara Legislativa para o biênio 25/26, que deve ser antecipada ou deixada para ocorrer somente em dezembro, conforme estabelece a Lei Orgânica do DF.

Afirmando que já havia um acordo prévio para reeleger o deputado Ricardo Vale, do PT, para a vice-presidência, o lançamento do nome de Roosevelt Vilela surge como um fato novo que vai mexer na futura composição da mesa liderada por Wellington Luiz (MDB) que irá ser reconduzir como presidente da Casa.

“Mesmo sendo eu de uma linha ideológica antagônica ao PT, partido de Ricardo Vale, isso não significa que, às vezes, fazer uma composição dentro da Câmara, votando em um candidato que seja de outro partido, longe da minha ideologia, estaria me alinhando à ideologia dele. Chance zero”, disse Castro.

“Tanto os meus projetos de lei quanto as minhas defesas em plenário falam muito mais do que as minhas próprias palavras. As minhas atitudes mostram que eu sou um deputado de direita extremamente ideológico”, completou.

Daniel de Castro afirmou que “temos uma aliança feita nos primeiros dois anos e uma proposta para que essa aliança perdure até o final desta legislatura”.

Disse ainda que o acordo foi firmado pelo atual presidente, Wellington Luiz, e pelo atual vice-presidente, Ricardo Vale.

No entanto, ele reiterou que o direito de Roosevelt Vilela é legítimo e chega como um fato novo que, seguramente, será colocado em um processo de discussão e diálogo.

O distrital disse que irá conversar sobre o assunto com o deputado Pedro Paulo Pepa, seu companheiro de partido, e espera contar com a orientação da vice-governadora e presidente do PP, Celina Leão, candidata à reeleição em 2026 para suceder o governador Ibaneis Rocha.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

BRB chega a Alagoas e vai gerir folha dos servidores da prefeitura de Maceió

O Banco BRB será responsável pela gestão da folha de pagamento dos servidores da Prefeitura...

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político