Mais de 1 milhão de pessoas do Distrito Federal, devem receber a partir da próxima segunda-feira (12) e se estenderá até o dia 9 de julho, a vacinação que garantirá proteção contra a influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.
O processo de imunização, de acordo com o programa da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, será dividida em três etapas: primeiro pelas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
LEIA MAIS
STJ derruba decisão de desembargador e de juíza e manda manter comércio aberto no DF
A vacinação, que, estará disponível em Cerca de 100 unidades básicas de saúde (UBSs) estarão aptas para aplicarem a vacina contra gripe.
“Como a campanha contra a influenza ocorrerá ao mesmo tempo, da campanha contra a covid-19, no DF será adotada a estratégia de separar os públicos dessas vacinações em unidades básicas distintas. Assim evitaremos que haja confusão entre a aplicação dessas vacinas”, explica o coordenador da Atenção Primária do DF, Fernando Erick.
A população que já recebeu a vacina contra covid (primeira ou segunda dose), segundo o protocolo do Ministério da Saúde, deve obedecer um prazo de 15 dias para o prazo de aplicação entre uma vacina e outra.
O Ministério da Saúde também orienta ainda que, caso o indivíduo tenha tomado primeiramente a vacina contra a gripe, é necessário aguardar o mesmo prazo de 14 dias para que ele possa receber a dose contra a covid-19.
Público-alvo
O público-alvo de 2021 representará 1.117.656 pessoas do DF.
A última etapa da vacina contra gripe, estarão as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente.
Inclui ainda o pessoal das forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Crianças menores de nove anos de idade que nunca foram vacinadas contra influenza precisam receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas. Para os demais imunizados, a vacina é realizada em dose única.