O ASSUNTO É

União deve manter distribuição gratuita de absorventes pelo SUS

Publicado em

A União deverá fornecer absorventes íntimos para mulheres em situação de vulnerabilidade, segundo uma exigência do Ministério Público Federal (MPF). O órgão defendeu a manutenção da decisão cautelar que obriga a ação.

O MPF solicitou um planejamento de aplicação do programa em 15 dias. A lei que garante a distribuição de absorventes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está em vigor há um ano, mas ainda não foi colocada em prática, segundo a Promotoria.

Uma ação cívil pública da organização não governamental Criola buscou a criação de um plano de cumprimento do programa, dentro do que é exigido pela legislação. A União recorreu da decisão e o MPF se manifestou contrário a este recurso.

No documento enviado ao Tribunal Regional da 2ª Região (TRF2), a Promotoria rebateu o argumento de que a lei estaria sendo cumprida. O MPF alegou que as informações que constavam no recurso se tratavam de recursos do fundo Penitenciário Nacional (Funpen), e que foram destinados aos estados para manutenção da saúde menstrual das detentas.

A lei só começou a se concretizar na prática com decreto do governo Lula (PT), que criou o programa de Proteção e da Dignidade Menstrual. No entanto, o projeto ainda não teve o planejamento apresentado.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF lança edital de acolhimento para população em situação de rua

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) publicou edital de chamamento público nº 2/2024 para celebrar o Termo de Colaboração com Organizações da Sociedade Civil...

Mais Radar

Vacina tetravalente contra a gripe do Butantan terá verbas do BNDES

Com uma nova medida, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e...

Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

Foi confirmada a compra de 12,5 milhões de doses de vacina...

Anvisa adia para sexta (19) debate sobre cigarro eletrônico

O debate sobre a regulamentação de cigarros eletrônicos no Brasil foi...

GDF inaugura tenda de acolhimento para dengue em Planaltina

A tenda é equipada com recursos completos para atendimento, incluindo triagem, consultórios, farmácia e sala de hidratação.

SES-DF cria grupo de combate ao mosquito aedes aegypti

A iniciativa busca responder de maneira ágil à ameaça que o mosquito representa para a saúde pública no Distrito Federal.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»