O ASSUNTO É

ROLLEMBERG QUER VENDER A SAÚDE PÚBLICA DO DF

Publicado em

1ADEPRICARDO*Por Ricardo Vale

Nas próximas semanas a população do Distrito Federal será surpreendida com a chegada do Projeto de Lei, na Câmara Legislativa, que autoriza a entrada das Organizações Sociais (OSs) na gestão da Secretaria de Saúde do DF. O PL será enviado pelo governador Rollemberg e visa privatizar o SUS, uma das maiores conquistas da população brasileira, na capital da república.

                                                                   

LETRA Levando em consideração a gravidade dessa informação, notifico:

01 – Não se constata melhorias no serviço prestado pelas Organizações Sociais;

02 – As OSs como modelo de gestão dos serviços públicos, na área da saúde, têm trazido prejuízos à sociedade, aos trabalhadores e ao erário.

03 – Temos no Distrito Federal um quadro de pessoal competente na área da saúde no qual depositamos nossa confiança. Entendemos que é inaceitável repassar a prestação das ações e serviços de saúde à iniciativa privada, ainda que sob forma de entidade qualificada como organização social sem fins lucrativos.

04 – Solicitei ao TCDF um parecer sobre a implicação das OSs na Lei de Responsabilidade Fiscal e em estudo técnico proferido pelo Tribunal, no processo nº. 21386/13, existe a afirmação que a contratação de servidores terceirizados por OSs se enquadra no limite da LRF.

05 – Após essa resposta do TCDF, houve por parte da Procuradoria-Geral do Distrito Federal um pedido de reexame, cuja análise do mérito se encontra pendente de apreciação no plenário do Tribunal.

06 – Já está tramitando na Câmara Legislativa a PELO – Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 43/2016, de minha autoria, que impede a contratação e gestão das Organizações Sociais (OSs) no DF.

07 – Peço ao Governo do Distrito Federal que abra um diálogo com a sociedade sobre o tema, pois está nítido que os servidores da Saúde e usuários do SUS não concordam com a privatização deste, que é o mais significativo espaço de democratização e acesso à saúde.

08 – Faço um apelo à população do DF, aos servidores públicos e aos deputados e às deputadas da CLDF que resistam e lutem contra a privatização do sistema de saúde do DF.

   *Ricardo Vale é Deputado Distrital (PT-DF)

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Mais Radar

Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário

A partir de agora, o novo Cartão Nacional de Saúde (CNS)...

Censo busca conhecer trabalhadores do SUS para melhorar atendimento

O Censo da Força de Trabalho em Saúde (CFTS) será implementado...

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer duas novas opções...

Ministério abre adesão ao programa Agora Tem Especialistas

Hospitais, clínicas e empresas privadas ou filantrópicas que prestam serviços de...

Saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

No intuito de ampliar o número de médicos especialistas, o Ministério...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.