O coordenador-geral de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Fernando Erik Damasceno garantiu para a próxima terça-feira (18), o posto de apoio da Unidade Básica de Saúde do bairro Tororó retomará a vacinação contra o vírus influenza (gripe).
O público-alvo a ser atendido é de 60 anos ou mais, além de professores das escolas públicas e privadas do DF.
A campanha que foi deflagrada para esse publico alvo na última segunda-feira (11), terminou não acontecendo no bairro Tororó, núcleo habitacional pertencente ao Jardim Botânico, onde moram mais de 15 mil pessoas, que deixaram de se vacinar contra a gripe H1N1.
Veja calendário geral em todo DF:
Fernando Damasceno, explicou ao RadarDF que o problema ocorreu devido o “afastamento por luto” de uma enfermeira, devido à perda de um filho para a covid-19, no mesmo período em que outra profissional também havia entrado de férias merecidas.
“Essa situação já está resolvida e a vacinação para esta segunda fase, será retomada a partir da próxima terça-feira no posto de apoio da Unidade Básica de Saúde do Setor Habitacional Tororó”, garantiu ele ao RadarDF.
Outra reclamação da comunidade que chegou ao conhecimento de Fernando Damasceno, assunto que deve, segundo ele, ser debatido no decorrer da próxima semana com o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, é quanto à discriminação ao atendimento de quem procura o posto de apoio da UBS no Tororó.
Apesar da universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), que determina o atendimento de qualquer brasileiro no território nacional, sem perguntar em que estado ou município mora, no Setor Habitacional Tororó essa regra não prevalece.
Quem mora do outro lado da pista (Rodovia Diogo Machado, conhecida como DF-140) não tem direito a ser assistido pelo posto de apoio da UBS da comunidade.
Isto porque a “faixa de gaza”, como a maioria dos moradores se refere ao marco da fronteira, entre as regiões administrativas de Jardim Botânico e São Sebastião, impede que o cidadão que mora no outro lado da rua seja atendido no posto da UBS Tororó.
Você precisa fazer login para comentar.