O ASSUNTO É

Pacientes com psoríase reivindicam mais centros de atendimento no DF

Publicado em

Os pacientes do DF com psoríase, uma doença crônica na pele, não contagiosa e que provoca lesões avermelhadas, reivindicam a ampliação dos postos de atendimento, mais equipamentos de fototerapia e maior oferta dos medicamentos. O debate sobre as dificuldades enfrentadas por eles e a apresentação de propostas para a melhoria no tratamento aconteceram na audiência pública que a Câmara Legislativa realizou na tarde desta sexta-feira (25), no plenário, por iniciativa da deputada Liliane Roriz (PRTB), vice-presidente da Casa.

Depois de ouvir as sugestões apresentadas por pacientes, familiares e médicos especialistas no tratamento da psoríase, a distrital propôs ir com eles a audiências a serem marcadas com o secretário de Saúde do DF e representante do Ministério da Saúde, a fim de buscarem o atendimento das demandas apresentadas na audiência pública. Liliane enfatizou ainda que é preciso a sociedade se informar melhor sobre as questões que envolvem o tratamento da psoríase,”para que possamos também acabar com a discriminação e o preconceito”.

“Essa doença não tem cura, mas não é contagiosa e tem uma remissão prolongada, com boa capacidade de tratamento”, informou a médica Letícia Oba Galvão, coordenadora do ambulatório do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), um dos poucos espaços públicos disponíveis atualmente para esse tratamento. “Temos que lutar também para desmistificar a doença”, afirmou.

A falta de uma infraestrutura adequada para o tratamento da psoríase também foi ressaltada pela médica coordenadora do ambulatório de psoríase do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Gladys Martins, mesmo enfatizado que o DF ainda está numa situação melhor do que várias outras unidades da Federação.

“Muitos dos pacientes sofrem com as desvantagens no trabalho e acabam faltando muito, em função do agravamento da doença, apresentando um quadro depressivo. É preciso um olhar mais atencioso para o problema dessas pessoas”, alertou a especialista. Ela explicou que o tratamento contínuo proporciona um controle eficaz da doença, assim como ocorre com o diabetes e a hipertensão.

Apoio – As principais reivindicações dos pacientes foram defendidas na audiência pública pelo representante da Associação Brasiliense de Psoríase, Edgar Dias, que também é portador da doença. Ele utilizou os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para lamentar que, embora no DF existam hoje cerca de 90 mil pessoas com psoríase (cerca de 2% da população), apenas 1600 deles estão em tratamento.

“Sofremos tanto no aspecto físico, psicológico e profissional. Precisamos de mais centros de atendimento, que poderiam ser implantados em Taguatinga ou Ceilândia, pois o atendimento apenas no HRAN e no HUB não alcança muitos pacientes daquelas regiões administrativas. Muitos nem têm condições de pagar as passagens de ônibus. Precisamos de mais aparelhos de fototerapia e melhor oferta dos medicamentos, que poderiam ser distribuídos pelo preço de custo pela nossa associação”, defendeu.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) prepara uma programação com atividades que vão dos...

Mais Radar

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Deputado cobra agilidade para liberação de ambulâncias ao Samu-DF

O distrital destaca que as 14 ambulâncias paradas aguardando seguros precisam sair para as ruas para atender emergências e salvar vidas.

Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil

O Dia D de mobilização de ações de prevenção contra a...

Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023

Em uma nova pesquisa publicada recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->