O Ministério da Saúde divulgou os últimos dados de casos de coronavírus no país nesta sexta-feira (5). Tornou-se público apenas três dados em destaque sendo eles, o registro de mortes, casos e recuperados.
Além disso, os dados não estavam disponíveis em gráficos e mapas como eram feitos de costume no portal do ministério da saúde que aparecia por volta das 22h sem informações e com a mensagem “Portal em manutenção”.
LEIA MAIS
Com o novo balanço, adotado pelo ministério, foi alterada a forma de divulgação do dados indicadores, deixando de apresentar dados consolidados.
Por exemplo, não é informado o número total de mortes e casos nacional ou por estados, também não apresenta o número de mortes investigadas, o número de mortes dos últimos três dias e o total de pacientes recuperados ou que estão em recuperação, entre outros.
Na manhã de hoje (6), o presidente, Jair Bolsonaro usou suas redes sociais para comentar sobre o formato adotado pelo ministério na divulgação de dados, um dos posts diz que as novas medidas permitem obter dados mais preciso em relação ao vírus em cada região.
“1- O @minsaude adequou a divulgação dos dados sobre casos e mortes relacionados ao Covid-19. Ao longo do enfrentamento da doença, a coleta de informações evoluiu com capacitação e serviços laboratoriais. As medidas, assim, permitem obter dados mais precisos sobre cada região.”, escreveu o presidente.