O ASSUNTO É

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

Publicado em

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais Médicos, reestabelecido em 2023. O relatório da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) indica que o programa alcança atualmente 80% dos 3,9 mil municípios com população entre 700 e 52 mil habitantes.

O número representa 40,9% da população desses municípios, com estimativa de cobertura populacional de 26,9 milhões de pessoas.

“É uma grande conquista ver o crescimento desse programa essencial para o SUS chegar a todo o país. O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, havia 13 mil profissionais. Até o final da gestão, alcançaremos a meta dos 28 mil”, ressalta Nísia Trindade, ministra da Saúde.

Os municípios de maior vulnerabilidade social, onde estão 60% dos médicos, também tiveram avanços na cobertura do programa. Também foi registrado crescimento do Mais Médicos na assistência à saúde indígena.

Na Amazônia Legal, nove municípios de alta vulnerabilidade passaram a ter médicos: Amapá do Maranhão, no Maranhão; Anori, Nhamunda, Quaticuru e Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas; Calcoene, no Amapá; Lizarda, e Paranã, no Tocantins; e Santa Luiza do Pará, no Pará.

Desde o ano passado, os profissionais da área podem fazer especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Inscrições prorrogadas para oficinas do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

As inscrições para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) vão até esta sexta-feira (15). Devido a problemas técnicos na computação dos formulários,...

Mais Radar

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Saúde lança guia sobre mudanças climáticas para profissionais de saúde

Voltado para profissionais como médicos e enfermeiros, o Ministério da Saúde...

Anvisa aprova atualização de vacina contra covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou - por unanimidade...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»