O ASSUNTO É

MAIS DE 800 PESSOAS COM CÂNCER SÃO ABANDONADAS NAS PORTAS DOS HOSPITAIS DO DF

Publicado em

Por falta de manutenção dos equipamentos de radio terapia dos hospitais do Distrito Federal cerca de 800 pessoas estão sendo despachadas sem o tratamento adequado para combater o câncer. Segundo os especialistas, dezenas desses pacientes se não forem tratados imediatamente, podem morrer. No caso de um tumor radical, que deva ser tratado pela rádio, um mês de espera faz bastante diferença. O último levantamento de óbitos no DF decorrentes de câncer, aponta 2.301 mortes.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para 2017 é de 8.550 novos casos de câncer no Distrito Federal, sendo 3.940 em homens e de 4.610, em mulheres. O câncer de mama é o mais comum (1.020 casos), seguido pelo de próstata (840), cólon e reto (570). Sem recursos para o tratamento na rede privada, pacientes recorreram à Justiça, mas nem as decisões favoráveis são suficientes.

Um médico oncologista do Hospital de Base disse que há casos de câncer em que o paciente não pode esperar para o início do tratamento de radioterapia. De acordo com o médico, pessoas com cânceres menos invasivos podem aguardar até três meses para começar uma radioterapia, mas que ficam mais agressivos com interrupções no tratamento.

O Hospital de Base administrado pelo governo Rollemberg ainda usa bomba de cobalto que em lugar nenhum do mundo é utilizada mais. A Secretaria de Saúde informa que está fazendo licitação para fazer o conserto da maquina. Enquanto isso os pacientes terão que recorrer ao caro tratamento na rede privada ou permanecerem em casa esperando a morte chegar.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ibaneis e Celina: a estratégia para vencer em 1º turno em 2026

Ibaneis Rocha e Celina Leão unem forças para 2026, articulando um bloco político sólido no DF. Com diálogo e alianças, buscam repetir a vitória de 2022 no 1º turno, evitando o temido 2º turno que derrubou antecessores.

Mais Radar

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer duas novas opções...

Ministério abre adesão ao programa Agora Tem Especialistas

Hospitais, clínicas e empresas privadas ou filantrópicas que prestam serviços de...

Saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

No intuito de ampliar o número de médicos especialistas, o Ministério...

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.