Com a volta da folia de carnaval, após dois anos de pandemia, especialistas destacam a importância da vacina da Covid-19. O objetivo é evitar uma nova onda da doença que ainda transita nas ruas.
A vacina está disponível no Distrito Federal para idosos e crianças a partir de 6 meses. Podem tomar a quarta dose — ou segundo reforço — pessoas com 40 anos ou mais.
Segundo, o infectologista David Urbaez, a fase da pandemia é outra “graças à imunidade mais avançada que se conseguiu por meio da vacinação em massa e da própria infecção, que muitas pessoas já pegaram”.
O especialista destaca que é fundamental ter o esquema vacinal completo. Ele ressalta que a mensagem para o momento, quando irão acontecer encontros em massa, aglomerações, é que as pessoas tenham seu esquema de vacinação em dia.
A ampliação da faixa etária para a quarta dose da vacina contra Covid-19 está parada em Brasília desde junho do ano passado. Segundo a Secretaria de Saúde, o órgão segue o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.
Conforme o Ministério, as discussões sobre ampliação da faixa etária para receber a quarta dose são acompanhadas.
“A Câmara Técnica mantém as discussões referentes às alterações e ampliações do esquema vacinal para novos grupos, de acordo com as evidências científicas e o cenário epidemiológico, que são acompanhados diariamente pela pasta”, diz o MS.