O governo do Distrito Federal, por meio da secretaria de Saúde, se reuniu na manhã desta quinta-feira (27), com o embaixador russo no Brasil Sergey Akopov, para definir um possível acordo com a Rússia sobre a vacina contra a covid-19.
A informação foi do atual secretário de saúde Osney Okumoto que participou de uma reunião que contou com a presença de deputados do DF e dirigentes do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF).
LEIA MAIS
Mais de 4 milhões de brasileiros sobrevivem com o auxilio emergencial dado por Bolsonaro
Desde o anúncio ocorrido há duas semanas pelo presidente russo, Vladimir Putin, vários estados brasileiros demonstram interesse em fechar acordo com a Rússia para ter acesso à tecnologia de uma vacina contra a doença provocada pelo novo coronavírus, que será comercializada internacionalmente com o nome de Sputnik 5.
Uma das primeiras ações do novo secretário de Saúde, Osney Okumoto, que assumiu o cargo na terça-feira em decorrência do afastamento de Francisco Araújo, foi se reunir com o embaixador Sergey Akopov.
O presidente e a vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) participaram do encontro, além de dois parlamentares.
LEIA AINDA
MAIS UMA VEZ DERROTADO! Rollemberg perde ação contra Ibaneis Rocha no Tribunal Superior Eleitoral
Apesar do DF estar fazendo testes com a vacina chinesa, há o interesse, segundo Okumoto, de também fazer acordo com a Rússia para que a tecnologia seja compartilhada com o governo local para a produção e distribuição.
O governador Ibaneis Rocha deve autorizar a assinatura de um protocolo de intenções com o governo russo. Esse seria o primeiro passo para uma relação de confiança entre os dois parceiros.
Feito isso, a Rússia terá que compartilhar os dados técnicos das fases 1, 2 e da pesquisa com o DF.
Você precisa fazer login para comentar.