Quatro empresas do sistema Unimed estão no topo de um ranking não muito bom: o de operadoras de planos de saúde de grande porte com mais reclamações de consumidores, feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A Unimed-Rio ocupa a primeira posição da lista. O segundo lugar é da Unimed Norte/Nordeste. A Unimed Paulistana, cuja quebra foi anunciada recentemente pela ANS, aparece na quarta posição. Em nono lugar, está a Unimed Fesp.
A ANS divulgou o ranking nesta sexta-feira (25) e considera as queixas registradas no órgão de junho a agosto. A lista completa pode ser acessada no site da
ANS: http://zip.net/bjrRW1 (link encurtado).
Para ser justo, o ranking faz uma ponderação entre o número médio de reclamações e o total de clientes da empresa. Isso evita que apenas empresas com um número maior de clientes figurem no topo da lista.
O sistema Unimed tem 351 cooperativas médicas no país e mais de 20 milhões de clientes, segundo informações da própria entidade.
Respostas das empresas
Em nota, a Unimed-Rio questiona os critérios usados pela ANS na elaboração do ranking, porque eles dariam “igual valor a qualquer questionamento dos clientes, seja procedente ou improcedente”. Segundo a empresa, é “uma metodologia questionável, por ser mais abrangente e menos imprecisa”.
Diz, ainda, que o ranking “contraria a tendência positiva de outros indicadores de desempenho da Unimed-Rio” e cita as “estatísticas de serviços privados de apoio a consumidores”. A operadora diz que tem “passado por grandes transformações desde 2014” para “aperfeiçoar o atendimento aos clientes”.
Por meio da assessoria de imprensa, a Unimed Norte/Nordeste diz que enfrentou problemas de atendimento depois que assumiu, em outubro do ano passado, cerca de 100 mil clientes da Camed Vida. A transferência desses contratos foi autorizada pela ANS na época.
Segundo a Unimed Norte/Nordeste, a Camed Vida trabalhava de forma “desorganizada”. A operadora chegou a liderar o ranking de reclamações da ANS no começo deste ano, e considera que a segunda colocação atualmente mostra uma melhora do atendimento.
A Unimed Paulistana diz, em nota, que “está unindo esforços para garantir o atendimento aos seus beneficiários”. A empresa tem até o começo de outubro para transferir seus clientes para outra operadora, por determinação da ANS.
A Unimed Fesp não se pronunciou. Ela é a operadora que a Qualicorp está oferecendo como opção de migração para os clientes após o anúncio da quebra da Paulistana.
A Unimed do Brasil, que representa nacionalmente o sistema Unimed, diz, em nota, que “as poucas operadoras do sistema Unimed” listadas pela ANS “apresentaram dificuldades pontuais e já estão trabalhando para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus beneficiários”.
Informa, ainda, que “as demais cooperativas do sistema Unimed registram índice de reclamação abaixo da média do mercado e que, este ano, 54% das 283 operadoras do sistema analisadas pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) atingiram a faixa mais alta da avaliação, realizada pela própria ANS e composta por fatores relacionados à assistência prestada aos clientes, indicadores de satisfação, estrutura e operação e aspectos econômico-financeiros”.
Postado por Radar