O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou a todos os governadores do País um grande Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 já a partir de janeiro de 2021.
LEIA MAIS
FELIZ ANIVERSÁRIO! Semáforos do Jardim Botânico estão apagados; saiba de quem é a culpa
A vacina chinesa Sinovac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, será comprada e distribuída a todas as unidades da Federação, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi dada durante reunião do Fórum de Governadores, ocorrida ontem (20).
LEIA AINDA
SEM FESTAS! Governo vai cancelar réveillon e carnaval de 2021 no Distrito Federal
O instituto já é um dos maiores fornecedores de vacinas para o SUS. “O Brasil terá vacina segura dentro de um grande Plano Nacional de Imunização com ampla oferta aos brasileiros”, destacou Pazuello.
O ministro garantiu que a pasta tem expertise no processo para garantir que todos os Estados recebam a tão esperada imunidade à doença causada pelo novo coronavírus.
Outra vacina
AstraZeneca – também está em etapa avançada de produção e não é descartada como uma “segunda vacina” a ser adquirida e distribuída pelo ministério.
Produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e desenvolvida com a Universidade de Oxford (Reino Unido), a vacina, garantiu a Fiocruz – pode ser produzida em grande escala a partir do início do próximo ano, chegando a agosto de 2021 com 110 milhões de doses e produção 100% nacional.
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto – que participou de parte da reunião – também comemorou. “O mundo todo espera pela vacina. E ela virá como um presente de Natal para o mundo e, em especial, para Brasília. Mas até lá, vamos continuar enfrentando a pandemia com seriedade e responsabilidade”.