Fez aniversário de um ano, nesta segunda-feira (19), os quatro semáforos, localizados na DF-001 no Jardim Botânico. Eles enferrujam e nunca foram ligados apesar de inaugurados no dia 19 de outubro do ano passado.
Até hoje os mais de 14 mil motoristas, que passam diariamente pela DF-001, não entendem por que os quatro semáforos, que deveriam funcionar para a melhoria do trânsito no Jardim Botânico, continuam apagados.
Os engarrafamentos continuam crescentes, embora tenha sido feito algumas intervenções paliativas, como a diminuição do tamanho da rotatória para o alargamento das pistas, que dá acesso ao São Sebastião, Jardins Mangueiral, Setor Habitacional Tororó e Cidade Ocidental.
A Administração do Jardim Botânico informou ao Radar-DF que uma penca de ofícios foram feitos para que o Departamento de Estrada e Rodagem do Distrito Federal (DER), órgão responsável pela sinalização de trânsito da DF-001.
No entanto, o órgão não sabe informar quando isso poderá ocorrer.
Sem os equipamentos funcionando, o local tornou-se zona de perigo tanto para os motoristas como para os pedestres.
Em horários de maior fluxo de veículos, entre as 6hs às 9horas e de 17hs às 19horas, é um sufoco, principalmente para os motoristas que saem do Setor Tororó e Cidade Ocidental com destino ao Plano Piloto.
Para tentar passar na rotatória, os motoristas levam em torno de 10 a 15 minutos parados, onde a prioridade é do motorista que vai para o Jardins Mangueiral ou para São Sebastião.
Alguns tentam furar o fluxo preferencial da via mesmo correndo o risco de acidentes. Os quatro semáforos evitariam tal transtorno caso estivessem funcionando, reclamam os motoristas.
Procurado pelo Radar-DF, o Departamento de Estrada e Rodagem alegou que não tem como colocar para funcionar os equipamentos devido a um atraso na entrega de alguns sensores por parte da empresa que vendeu os semáforos ao GDF.
A expectativa do DER é que esses equipamentos cheguem a Brasília algum dia para que a Companhia Energética de Brasília (CEB) possa iniciar o processo de instalação dos semáforos. Uma piada!
Moradores do Jardim Botânico preparam um bolo de aniversário dos semáforos que não funcionam, cujos pedaços serão oferecidos a Fauzi Nacfur Júnior, diretor-geral do DER-DF.