O ASSUNTO É

Caminhe com ELA: Portadores e familiares fazem caminhada de conscientização da doença

Publicado em

A praça da Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios, será o ponto de concentração de uma caminhada de conscientização sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica, conhecida por ELA.

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A caminhada tem o apoio da ABrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica) organizada pelo ex-deputado distrital e ex-secretário de Assuntos Fundiários do governo Roriz, Odilon Aires, que contraiu a doença há 4 anos.

O movimento que servirá para tornar público a doença está programada para às 10 horas do próximo domingo dia 16.

A Secretaria de Saúde estima que ao menos 1.000 pessoas são portadoras de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) no Distrito Federal.

Segundo os especialistas, a doença é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal.

Odilon Aires (MDB) ao lado do ex-ministro Moreira Franco (MDB)

Estudos apontam ainda que não tem uma causa específica para a esclerose lateral amiotrófica, no entanto apontam que a utilização excessiva da musculatura favorece o mecanismo de degeneração da via motora, por isso os atletas representam a população de maior risco.

Por ser uma doença pouco conhecida, a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrELA) pediu  o apoio de Odilon Aires para organizar a caminhada de conscientização sobre a doença no Distrito Federal.

Várias pessoas das cidades do Entorno também marcarão presença ao ato que tem como  ponto de concentração a frente da Biblioteca Nacional no Plano Piloto de Brasília.

Outro objetivo da 2ª Caminhada e Cadeirata de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica, segundo os organizadores do evento, é uma forma de chamar a atenção do governo federal para a disponibilização de mais recursos no sistema de saúde para aplicação na melhoria da qualidade de vida tanto dos pacientes, quanto de seus cuidadores.

Para aprimorar o tratamento e melhorar a qualidade de vida de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o Ministério da Saúde tem investido muito pouco em pesquisas para encontrar novas alternativas terapêuticas para a doença.

Atualmente, o único tratamento disponível é o Riluzol, que age para diminuir o desconforto dos pacientes com ELA, mas não reduz de forma significativa a sua progressão e aumenta um pouco a sobrevida de quem sofre com a doença.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Saúde divulga projetos de arquitetura de 339 novas UBSs

O Ministério da Saúde disponibilizou um dos projetos de referência de...

Distrito Federal é pioneiro no SUS com exame genético para câncer

O exame será ofertado gratuitamente e conduzido pelo Laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética (Ugen) no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

O Ministério da Saúde destaca os números alcançados pelo Programa Mais...

Fiocruz oferece a profissionais curso online de prevenção ao HIV

Profissionais de saúde da rede pública podem ampliar os conhecimentos para...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação