O ASSUNTO É

Caminhe com ELA: Portadores e familiares fazem caminhada de conscientização da doença

Publicado em

A praça da Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios, será o ponto de concentração de uma caminhada de conscientização sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica, conhecida por ELA.

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A caminhada tem o apoio da ABrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica) organizada pelo ex-deputado distrital e ex-secretário de Assuntos Fundiários do governo Roriz, Odilon Aires, que contraiu a doença há 4 anos.

O movimento que servirá para tornar público a doença está programada para às 10 horas do próximo domingo dia 16.

A Secretaria de Saúde estima que ao menos 1.000 pessoas são portadoras de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) no Distrito Federal.

Segundo os especialistas, a doença é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal.

Odilon Aires (MDB) ao lado do ex-ministro Moreira Franco (MDB)

Estudos apontam ainda que não tem uma causa específica para a esclerose lateral amiotrófica, no entanto apontam que a utilização excessiva da musculatura favorece o mecanismo de degeneração da via motora, por isso os atletas representam a população de maior risco.

Por ser uma doença pouco conhecida, a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrELA) pediu  o apoio de Odilon Aires para organizar a caminhada de conscientização sobre a doença no Distrito Federal.

Várias pessoas das cidades do Entorno também marcarão presença ao ato que tem como  ponto de concentração a frente da Biblioteca Nacional no Plano Piloto de Brasília.

Outro objetivo da 2ª Caminhada e Cadeirata de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica, segundo os organizadores do evento, é uma forma de chamar a atenção do governo federal para a disponibilização de mais recursos no sistema de saúde para aplicação na melhoria da qualidade de vida tanto dos pacientes, quanto de seus cuidadores.

Para aprimorar o tratamento e melhorar a qualidade de vida de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o Ministério da Saúde tem investido muito pouco em pesquisas para encontrar novas alternativas terapêuticas para a doença.

Atualmente, o único tratamento disponível é o Riluzol, que age para diminuir o desconforto dos pacientes com ELA, mas não reduz de forma significativa a sua progressão e aumenta um pouco a sobrevida de quem sofre com a doença.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Aposentados do INSS podem aderir a plano de ressarcimento

Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas em seus benefícios podem aderir ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo...

Mais Radar

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer duas novas opções...

Ministério abre adesão ao programa Agora Tem Especialistas

Hospitais, clínicas e empresas privadas ou filantrópicas que prestam serviços de...

Saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

No intuito de ampliar o número de médicos especialistas, o Ministério...

Hospital de Base do DF se destaca em cirurgias bucomaxilofaciais

A unidade realiza procedimentos essenciais para a recuperação estética e funcional dos pacientes, incluindo cirurgias de internação facial e atendimentos de emergência.

Farmácia Popular terá 41 medicamentos gratuitos

A total gratuidade do Programa Farmácia Popular foi divulgada pela ministra...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.