Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

A culpa pela lotação dos hospitais do DF é de quem recusa vacina

Publicado em

O paciente JV, 60 anos, trava uma dura batalha pela vida em um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de um dos hospitais de Brasília. O aposentado segue intubado em estado grave de saúde.

Conforme o boletim médico ele estar com cerca de 70% do pulmão comprometido, devido à Covid-19, e tem risco de morte.

Uma avaliação médica aponta que o paciente pode se recuperar, mas deixará a UTI com graves sequelas provocadas pela lesão pulmonar o que pode diminuir a capacidade respiratória.

LEIA MAIS

Por Fabiana Teixeira: Sou obrigado a vacinar meu filho contra Covid? Sim!

Também pode ficar com os rins competidos, necessitando de tratamento de purificação sanguínea denominado hemodiálise.

A história da batalha pela vida de JV, é a mesma historia dos 80% dos pacientes com covid, que ocupam os 100% dos leitos de UTIs dos Hospitais do Distrito Federal.

Esse grupo, segundo a Secretaria de Saúde, é formado pelos que se recusaram a tomar vacina e por aqueles que ficaram apenas na primeira dose, apesar das exaustivas campanhas de vacinação que vem sendo realizadas pelo governo do DF.

Vale lembrar que os custos onerosos com o tratamento dos não vacinados são bancados pelos impostos dos que se  vacinaram contra a covid.

Os dois primeiros dias da semana, segundo o boletim da Secretaria de Saúde, o DF bateu recorde de internações.

Foram registrados 10.697 diagnósticos positivos e mais 4 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas.

Hospitais cheios de pacientes internados com Covid, e com filas de espera, por leitos, não é uma exclusividade do Distrito Federal.

Além do DF, o Observatório Covid-19, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), monitora alta taxas de ocupação dos leitos de UTI, destinados a pacientes diagnosticados com a doença, em mais 11 Estados.

Em toda ação, que envolva a sociedade, é comum que tenha repercussão política.

Mas, neste oito meses, que falta para as eleições desse ano, grupos políticos oportunistas usam o aumento de internações hospitalares e mortes por covid como culpa exclusiva do Estado.

É mesquinho se falar que o avanço da pandemia, nesta chamada terceira onda, provocada pela ômicron, somado à epidemia de influenza pela H3N2, aqui no DF, seja culpa do governador Ibaneis Rocha.

O combate a Covid é uma batalha de todos.

Exigir, que alguém se vacine, é um direito coletivo em proteção à saúde pública. Qualquer discurso contrário, é imoral e oportunista.

*Toni Duarte é jornalista e editor-chefe do RadarDF. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Brasília recebe Challenger Internacional FIBA 3×3 neste final de semana

O Challenger Internacional FIBA 3x3 será sediado em Brasília neste fim de semana, no Pátio...

Mais Radar

Caiado ataca governo frouxo de Lula que se ajoelha para o crime organizado

O presidenciável Ronaldo Caiado denuncia que a falta de firmeza do governo federal abriu espaço para o crime organizado se expandir em diversos setores estratégicos da economia.

Ricardo Cappelli escancara fraqueza de Lula e fiascos do PT no DF

Em tom esgoelado no Eixão Norte, Ricardo Cappelli expôs o desespero da esquerda no DF ao insinuar que a baixa popularidade de Lula é reflexo da própria incapacidade do PT em dialogar com a população local.

A defesa indefensável de Leila na CPMI: um desserviço aos aposentados

Senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) chama CPMI de "circo" para defender Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência e presidente do PDT, em escândalo bilionário no INSS. Postura ignora aposentados lesados e prioriza lealdade partidária.

Leila sob pressão: acusará ou defenderá Carlos Lupi na CPMI do INSS?

Leila do Vôlei está entre a cruz e a espada na CPMI do INSS: acusar Carlos Lupi, líder do PDT, pode prejudicar sua reeleição em 2026; defendê-lo ou silenciar pode manchar sua imagem, já que ele ignorou alertas sobre o desvio de R$ 6 bi contra aposentados.

7 de Setembro: a polarização ideológica que divide o Brasil em marchas

No 7 de setembro de 2025, a guerra ideológica entre esquerda e direita, com manifestações divididas em Brasília, expõe a polarização que ameaça a democracia defendida por ambos os lados, desafiando a unidade nacional e o equilíbrio das instituições.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político