Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

A culpa pela lotação dos hospitais do DF é de quem recusa vacina

Publicado em

O paciente JV, 60 anos, trava uma dura batalha pela vida em um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de um dos hospitais de Brasília. O aposentado segue intubado em estado grave de saúde.

Conforme o boletim médico ele estar com cerca de 70% do pulmão comprometido, devido à Covid-19, e tem risco de morte.

Uma avaliação médica aponta que o paciente pode se recuperar, mas deixará a UTI com graves sequelas provocadas pela lesão pulmonar o que pode diminuir a capacidade respiratória.

LEIA MAIS

Por Fabiana Teixeira: Sou obrigado a vacinar meu filho contra Covid? Sim!

Também pode ficar com os rins competidos, necessitando de tratamento de purificação sanguínea denominado hemodiálise.

A história da batalha pela vida de JV, é a mesma historia dos 80% dos pacientes com covid, que ocupam os 100% dos leitos de UTIs dos Hospitais do Distrito Federal.

Esse grupo, segundo a Secretaria de Saúde, é formado pelos que se recusaram a tomar vacina e por aqueles que ficaram apenas na primeira dose, apesar das exaustivas campanhas de vacinação que vem sendo realizadas pelo governo do DF.

Vale lembrar que os custos onerosos com o tratamento dos não vacinados são bancados pelos impostos dos que se  vacinaram contra a covid.

Os dois primeiros dias da semana, segundo o boletim da Secretaria de Saúde, o DF bateu recorde de internações.

Foram registrados 10.697 diagnósticos positivos e mais 4 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas.

Hospitais cheios de pacientes internados com Covid, e com filas de espera, por leitos, não é uma exclusividade do Distrito Federal.

Além do DF, o Observatório Covid-19, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), monitora alta taxas de ocupação dos leitos de UTI, destinados a pacientes diagnosticados com a doença, em mais 11 Estados.

Em toda ação, que envolva a sociedade, é comum que tenha repercussão política.

Mas, neste oito meses, que falta para as eleições desse ano, grupos políticos oportunistas usam o aumento de internações hospitalares e mortes por covid como culpa exclusiva do Estado.

É mesquinho se falar que o avanço da pandemia, nesta chamada terceira onda, provocada pela ômicron, somado à epidemia de influenza pela H3N2, aqui no DF, seja culpa do governador Ibaneis Rocha.

O combate a Covid é uma batalha de todos.

Exigir, que alguém se vacine, é um direito coletivo em proteção à saúde pública. Qualquer discurso contrário, é imoral e oportunista.

*Toni Duarte é jornalista e editor-chefe do RadarDF. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Veja o que abre e o que fecha no DF neste sábado (30), Dia do Evangélico

Os serviços no Distrito Federal serão alterados para o feriado do Dia do Evangélico, neste...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação