Diferente de outras organizações não rotárias, o Rotary troca de dirigentes todos os anos no dia 1º de Julho.
A princípio, parece tratar-se de um período muito curto para o tamanho da missão que os dirigentes terão que cumprir no período.
No entanto, é apenas uma aparência, pois o Rotary, sabiamente, seleciona os seus dirigentes com a antecedência necessária para que todos tenham tempo de se preparar e planejar o que fazer durante o mandato.
LEIA MAIS|
Saúde do DF vai contratar 435 profissionais no início de julho
Além disso, a política administrativa do Rotary propicia oportunidades para que todos rotarianos tenham oportunidade de exercer o papel de dirigente.
Nas trocas de funções, o ponto alto é a transmissão do cargo de Governador do Distrito.
LEIA AINDA|
Rotary Club de Brasília apoia Vida Positiva que cuida de crianças com HIV
A cerimônia deste ano será no dia 26 deste mês, em reunião híbrida, com participação presencial e online, com as observações necessárias das instruções baixadas pelas autoridades sanitárias.
A troca de função do Distrito este ano, será entre duas Governadoras: GD 2020/2021 Vera Lúcia Barrela Ávila e GD 2021/2022 Sandra Gonçalves Dias.
As duas são reconhecidamente competentes, muito bem preparadas e grandes conhecedoras do Distrito 4.530. Mesmo em plena crise da pandemia, a Governadora Vera fez uma excelente administração. Da mesma forma, acredito que a Governadora Sandra fará uma virtuosa administração.
Como rotariano, reconheço e aplaudo o trabalho dos dirigentes que deixarão os seus cargos no fim do mês. De igual forma, torço pelo sucesso dos novos dirigentes do ano rotário 2021/2022.
Entendo que, em Rotary, encerra-se o mandato, mas não encerra o direito e o dever de continuar trabalhando e ajudando os novos dirigentes.
Digo isso porque já ocupei quase todos os cargos no Clube e no Distrito. Mesmo assim, no ano rotário 2021/2022 estarei colaborando com os dirigentes do meu Clube na função de Diretor de Protocolo.
Concluo dizendo que, se queremos Clube e Distrito fortes e grandes, abandonemos as vaidades, o egoísmo, a intolerância e sejamos proativos. É minha modesta opinião.