Quatro clubes rotários da capital federal organizaram uma grande festiva nesta quinta-feira (24), para receber a visita do governador do Distrito 4.530, Eurípedes Barsanulfe Lima, e do presidente eleito do Rotary International para o período 2026/2026, o brasileiro Mário Cesar Martins de Camargo.
Na visita oficial do governador, também estiveram presentes os diretores de Rotary International Henrique Vasconcelos e Maria da Silva Lima, Coordenadora da Casa da Amizade e esposa do governador Euripes Barsanulfe Lima.
A festiva que movimentou a Fundação dos Rotarianos da capital da República foi organizada pelos Rotary Club de Brasília, Rotary Club Capital Federal, Rotary Club Brasília Cruzeiro e Rotary Club Brasília Sudoeste.
O evento contou com a presença de diversos líderes rotários que já desempenharam funções de destaque no Distrito 4.530, que possui 73 clubes espalhados pelos Estados do Tocantins, Goiás e Distrito Federal.
O GD Barsanulfe Lima tratou de temas relevantes para a causa rotária, como a educação, a saúde, o crescimento econômico e as iniciativas sociais.
O paulista Mário Cesar, escolhido para assumir o comando do Rotary International no ano que vem, foi recebido pelos rotarianos com entusiamo.
Até o presente momento, três brasileiros já assumiram a presidência do Rotary International. Mário Cesar será o 4º presidente a liderar a organização internacional no período de 2025-26.
O primeiro brasileiro a liderar a organização foi Armando de Arruda Pereira (1940-1941). Em seguida, Ernesto Imbassahy de Mello (1975–1976).
Imbassahy foi membro do Rotary Club do Rio de Janeiro e comandou o Rotary International durante um período de crescimento e fortalecimento da organização na América Latina.
O terceiro presidente brasileiro foi Paulo Viriato Corrêa da Costa (1990–1991), associado ao Rotary Club de Santos-SP.
O brasileiro liderou uma política de expansão das campanhas globais do Rotary, como a luta contra a poliomielite.
Agora, Mário César Martins de Camargo vai dirigir o Rotary entre 2025 e 26. Ele pertence ao Rotary Club de Santo André-SP.
Ontem, durante seu discurso aos rotarianos de Brasília, Mário Cesar disse estar comprometido com o fortalecimento da imagem pública e as parcerias globais do Rotary International.
O governador Lima e Mário Cesar foram homenageados pelo Rotary Club de Brasília com a outorga da Medalha do Mérito Ernesto Silva, a maior honraria do mais antigo clube rotário da capital federal.
O jornalista Toni Duarte, presidente do Rotary Club de Brasília, disse que o evento de ontem foi um marco histórico para os rotarianos da capital federal.
A presença de um líder de uma das maiores organizações humanitárias do mundo na festa dos quatro clubes da capital federal foi um estímulo para que os clubes permaneçam em crescimento, após um longo período de retração causado pela pandemia”, disse Toni Duarte.
O advogado Einstein Lincoln Taquari, presidente do Rotary Club Capital Federal, disse que a acessão de Mário Cesar à presidência do Rotary International reflete a relevância do Brasil na organização e execução de projetos comunitários e internacionais.
Os líderes do Rotary Club Sudoeste, Paulo Roberto de Oliveira, e do Rotary Clube Brasília Cruzeiro, José Marques Zago, também se pronunciaram da tribuna para saudar os dois líderes visitantes.
O governador Lima e o presidente eleito da Rotary International, Mário Cesar, expressaram a sua gratidão pela animada recepção.
Veja as imagens da festiva sob o olhar de Alberto Pessoa: