Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Wanderley Tavares usa Fred Linhares como cobaia da vez de 2026

Publicado em

O deputado Fred Linhares apareceu no último levantamento do Paraná Pesquisas sobre o cenário político do Distrito Federal, voltado para a disputa pelo Buriti em 2026, com 21,5% pontos percentuais.

A vice-governadora Celina Leão (PP) lidera a corrida com 31,1%, para a sucessão do Governo do Distrito Federal.

O resultado fez crescer a fome de poder de Wanderley Tavares, presidente do Republicanos, partido de Linhares, alardeando que a legenda pode lançar uma candidatura própria para competir com Celina.

A partir de abril do próximo ano, Celina assumirá definitivamente o cargo de governadora, já que o governador Ibaneis Rocha terá de renunciar para disputar uma das duas vagas ao Senado, conforme exigência da legislação eleitoral.

O anúncio de Wanderley Tavares em defesa de uma candidatura própria, usando o nome de Fred Linhares como cobaia, causou uma cisão interna silenciosa, com deputados do partido acusando-o de não os consultar.

Eles afirmam que não estão dispostos a deixar a base do governo para embarcar em uma aventura imposta por Tavares.

O raciocínio desses parlamentares do Republicanos, com assentos no Senado, na Câmara dos Deputados e na Câmara Legislativa, é objetivo.

Segundo eles, qualquer decisão sobre se o Republicanos permanecerá na base de Ibaneis Rocha/Celina ou se lançará uma candidatura própria não dependerá exclusivamente da vontade de Wanderley Tavares, presidente da legenda no DF.

O rumo a ser tomado passará por Marcos Pereira, presidente nacional do partido, que tem conversado com Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, sobre uma possível federação entre os dois partidos e que pode ser consolidada. Aí muda tudo.

Uma candidatura ao Buriti de Fred Linhares envolve diversos interesses do Republicanos, tanto no âmbito nacional quanto no DF, incluindo a Record, onde Linhares apresenta o programa Balanço Geral, que, sem dúvida, é seu maior palanque.

Conhecido por sua atuação na Record TV, Fred deve sua popularidade à exposição midiática, o que o tornou o segundo deputado federal mais votado do DF nas eleições de 2022.

Sabe-se ainda que parlamentares como a senadora Damares Alves, que tem compromisso com a reeleição de Celina Leão, os deputados federais Julio Cesar e Gilvan Máximo, além do distrital Martins Machado, não estão confortáveis com a possibilidade de rompimento do Republicanos com o governo Ibaneis/Celina.

A pergunta que fica é: o Republicanos do DF está disposto a bancar a candidatura de Linhares ao Buriti?

Quais partidos da base aliada de Ibaneis estariam dispostos a apoiar a empreitada de Fred Linhares e Wanderley Tavares?

Em um cenário realista, restam a Fred três caminhos: (a) ser candidato a vice de Celina; (b) buscar a reeleição como deputado federal; ou (c) deixar o Republicanos.

Neste último caso, a Record seria obrigada a substituí-lo, possivelmente por Henrique Chaves, apresentador tão carismático quanto Fred, com chances reais de se tornar o novo deputado federal da emissora.

Se isso acontecer, apenas Fred Linhares teria muito a perder.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Celina transforma demanda silenciosa dos idosos em agenda de Estado

As mãos que afagam. Celina Leão assume protagonismo ao lançar ações concretas para a terceira idade, mostrando que cuidar de quem construiu Brasília não é favor: é justiça e compromisso com o futuro.

Aceita que dói menos! Rejeição de 53% a Arruda é sentença de morte eleitoral

A rejeição de 53% confirma que o DF não aceita o retorno de José Roberto Arruda, marcado por escândalos, prisão e inelegibilidade. A memória da Caixa de Pandora ainda pesa e impede sua volta ao comando do Buriti

Laços com os Três Poderes tornam o caso Master um escândalo intocável

A tentativa de criação de CPIs sobre o caso Banco Master do banqueiro Daniel Vorcaro não passa de encenação: serviu apenas para blindar os envolvidos ou virar palanque político-eleitoreiro. Deputados petistas do DF, como Chico Vigilante, teriam coragem de convocar ministros de Lula para depor?
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político