O deputado Chio Vigilante, um dos mais destacados quadros do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal, disse nesta quinta-feira(02), ao #Radardf, que apesar da Federação (PT/PV/ PCdoB), indicar o nome do deputado distrital Leandro Grass(PV), para disputar o governo local, mas “a prioridade do partido é lutar para eleger o ex-presidente Lula candidato à presidência da República”.
A escolha oficial em torno do nome de Leandro Grass, pode ocorrer em reunião marcada para este sábado (04), convocada pelo Diretório do PT DF.
A MAIS LIDA| Radar Político
“É no Congresso que a saúde do DF precisa ser defendida”, diz Marli
Em dezembro do ano passado, o PT local havia lançado o nome de Rosilene Corrêa, diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), como pré-candidata da legenda ao GDF.
Diante de uma disputa intestinal, entre a professora e o ex-deputado federal Geraldo Magela, pela corrida do Buriti, a decisão foi anulada pela Câmara de Recursos.
O órgão da executiva nacional do PT justificou que o lançamento da candidatura de Rosilene estava em desacordo com a tática nacional do partido, que prioriza uma estratégia de composição com os partidos para favorecer a candidatura de Lula.
LEIA AINDA| Radar Político
Rollemberg faz propaganda na internet de obras que nunca fez; confira!
“Como é quase certo que o nome para liderar a chapa majoritária, para o governo do DF, seja o de Leandro Grass, nós do PT vamos indicar o nome de Rosilene para compor a chapa na condição de pré-candidata a senadora”, disse Chico Vigilante.
Ele disse ainda que apesar de Geraldo Magela, também ter se auto-lançado ao mesmo posto, mas quem decide, oficialmente, pelo nome é a maioria dos membros do partido.
“Tenho absoluta convicção que o nome de Rosilene será o escolhido”
Análise sobre a federação no DF
Durante a conversa que teve com este jornalista, o deputado Chico Vigilante que irá lutar pelo seu sétimo mandato, após ter passado duas vezes como parlamentar pela Câmara Federal e quatro pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, não demostrou muito ânimo em torno da escolha de Leandro Grass para liderar a chapa majoritária ao Palácio do Buriti.
Se forem colocados na balança do peso eleitoral, o quadro político do PT tem muito mais musculatura e capilaridade política no DF, do que o nanico Partido Verde.
Em 2018, Leandro Grass, que será escolhido para disputar Buriti pela federação (PT/PV/PCdoB), foi eleito na rabeira (6.578 votos) entre os 24 distritais eleitos.
Para a maioria da militância petista, a pré-candidatura de Leandro é um projeto “faz-de-conta” que servirá apenas para salvar a eleição do deputado distrital Reginaldo Veras.
Já um atuante integrante do bloco “Unidos pelo PT”, corrente ligada a Geraldo Magela, foi alem: “a candidatura de Leandro para o Buriti é uma piada. Por mim ele pode colocar a sua viola desafinada no saco”, disse.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF