Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Valparaíso: Prefeito pula no colo de prefeito eleito para comemorar vitória

Publicado em

Foi uma explosão de adrenalina quando o atual prefeito de Valparaíso de Goias, pulou no colo do prefeito eleito Marcus Vinicius (MDB) para comemorar a vitória nas urnas, com 61,28% dos votos válidos do eleitorado valparaisense.

O resultado das urnas mostrou que Marcus Vinício é mais forte politicamente do que Pábio Mossoró, que foi reeleito em 2020 com 51,40% dos votos.

A afetuosa pulada de Pábio Mossoró no colo de Cinquentinha pode levar a muitas considerações: a principal delas é que o prefeito atual, que será “ex” a partir de 1 de janeiro, pode continuar controlando os cofres da prefeitura, exigindo que o prefeito eleito mantenha alguns funcionários de destaque, como Milton dos Reis Pinto, atual secretário de Finança e Planejamento.

O eterno dono do cofre do governo Mossoró fez um gesto de quem pretende continuar no mesmo lugar, uma vez que foi um dos doadores de campanha de Vinicius. Oficialmente ele  doou R$ 1.000.

Em outra linha de raciocínio, há quem afirme que na política não há pulada de colo que faça um  liderado, vencedor de uma campanha, continue como liderado.

Um vereador eleito, disse a coluna que Marcus Vinicius não será uma marionete, assim como Pábio também não foi da sua antiga tutora, a ex-prefeita e deputada federal Leda Borges.

O resultado das eleições de 2024 revelou outro dado curioso. Marcus Vinícius superou os votos de ex-prefeitos como Leda Borges, em 2009, da petista professora Lucimar em 2012, de Mossoró em 2016 e 2020.

Todos saíram das urnas com 50% dos votos válidos. Vinicius obteve 61,28%, bem acima de todos.

Sem dúvida, Cinquentinha pode ser a nova liderança política do município caso se liberte de Pábio Mossoró ainda no período de transição.

É necessário desenvolver um governo com luz própria. Isso está mais do que uma simples pulada de colo, ocorrida no meio da rua.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Brasilienses e turistas aproveitam a sexta-feira santa no turismo

Famílias, turistas e moradores da capital aproveitaram o feriado prolongado para curtir os espaços ao...

Mais Radar

“A dor de Sarah não pode se repetir no DF”, diz Roosevelt Vilela

O distrital Roosevelt Vilela alerta para o perigo de desafios virais e cobra maior responsabilidade das redes sociais. Ele defende leis, educação digital e ação conjunta para proteger crianças e adolescentes online

Mala perdida, voo perdido: a brava aventura de Izalci Lucas em Dubai

Um senador em missão oficial no exterior pode gastar até R$...

Izalci e o jogo sujo da politicagem contra o povo de Brasília

Senador Izalci Lucas (PL-DF) pede CPI para investigar intenção de compra do Banco Master pelo BRB, alinhando-se a PT e PSB em manobra politiqueira. Sem fatos concretos, a iniciativa ignora o sucesso do BRB e prejudica Brasília

Fica Glauber Braga! Greve de fome anima suplente Heloísa Helena

Heloísa Helena, suplente de Glauber Braga, anima tocando bumbo em apoio à greve de fome do deputado, que protesta contra cassação. A ex-senadora da Rede, pronta para assumir o mandato, vibra com a campanha “Fica Glauber Braga”.

Bia Kicis sonha com o Senado, mas quem manda é o dono do cofre

Bia Kicis lança sua candidatura ao Senado em 2026, mas enfrenta resistência dentro do próprio PL e desafia planos de Ibaneis e Michelle. No xadrez político do DF, ousadia sem apoio pode custar caro.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político