Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Traição de fogo amigo no governo Ibaneis: Até tu, Damares?

Publicado em

A senadora Damares Alves, conhecida por sua atuação como pastora evangélica e ex-ministra de Jair Bolsonaro, parece ter abandonado qualquer tipo de coerência política ao se unir aos senadores Leila Barros e Izalci Lucas em uma cruzada contra a aquisição de ativos do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB).

Os três, em um movimento coordenado, assinaram um requerimento de autoria de Damares para que a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado convoque os presidentes das duas instituições para esclarecer a transação.

A justificativa apresentada, que aponta supostos riscos financeiros, não consegue mascarar o que realmente está em jogo: uma articulação politiqueira movida por ambições eleitorais.

Damares, Leila e Izalci, que podem ser classificados como “encenadores da república” todos com os olhos voltados para o Palácio do Buriti em 2026, parecem dispostos a sacrificar a estabilidade econômica do Distrito Federal em nome de suas próprias agendas.

O que torna a postura de Damares particularmente questionável é o contexto de sua eleição em 2022.

Naquele pleito, a então candidata contou com o apoio declarado da vice-governadora Celina Leão (PP), que hoje é a pré-candidata ao governo do DF apoiada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Celina, com sua influência e capilaridade política, foi peça-chave e ajudou para que Damares conquistasse a vaga no Senado.

Agora, ao se juntar a Leila e Izalci, ambos figuras de oposição a Ibaneis e Celina, Damares dá sinais de ingratidão e oportunismo.

A senadora, que construiu sua imagem pública com discursos de valores éticos e conservadores, parece disposta a trair a confiança de aliados para pavimentar sua própria candidatura ao governo do DF.

Por trás do requerimento na Comissão de Assuntos Econômicos, o que se vê é uma clara tentativa de desestabilizar o governo Ibaneis, que apoia a operação do BRB como parte de uma estratégia de fortalecimento econômico do DF.

A aquisição de 49% das ações ordinárias, 100% das ações preferenciais e 58% do capital total do Banco Master pelo BRB está sob análise do Banco Central, órgão responsável por avaliar a conformidade e a viabilidade de operações financeiras dessa natureza.

Como se vê, não ainda está consolidada a negociação entre BRB e Master, já que a corte de decisão é o Banco Central.

No campo judicial, a deputada petista Erika Kokay também tentou “melar”, mas o juiz Júlio Roberto dos Reis, ao analisar o pedido em recente decisão, destacou que o pedido de Kokay não estava respaldado por “prova robusta e idônea”.

Dá até para compreender as atitudes de Leila e Izalci dois políticos em fim de carreira.

No entanto, Damares surpreende negativamente ao embarcar nessa empreitada em um momento em que o DF precisa de união para enfrentar desafios econômicos e sociais.

A postura de Damares de optar pelo caminho da divisão do seu grupo político pode custar caro, tanto para ela quanto para a população.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mais 320 unidades habitacionais são entregues no Itapoã Parque

Novas 320 unidades habitacionais foram entregues no Itapoã Parque, beneficiando cerca de 1,2 mil pessoas....

Mais Radar

Bia Kicis chama de “racha” escolha de Flávio em vez de Michelle

Bia Kicis ficou atônita: o anúncio de Bolsonaro, lançando Flávio e descartando Michelle, caiu como “água no chope” e desmoronou seus planos para o Senado, abrindo um racha explosivo no PL do DF.

Reguffe e Arruda: o “rei da ética” torna-se parceiro do “rei da propina filmada”

Reguffe, antes símbolo da ética, surge ao lado de Arruda, condenado no caso Pandora. O ex-senador, que evitava fotos com suspeitos, agora posa com quem foi preso por comandar o esquema que jurou combater. Vai confiar!!

Prudente detona rivais: “Celina ganha em qualquer cenário em 2026″

Deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) disse ao Radar DF nesta quarta (03): “Celina Leão está imbatível para 2026. Nenhum adversário anunciado até agora, vence no 1º ou 2º turno. Nosso grupo é sólido, as obras falam e as pesquisas confirmam".

Ibaneis 63%: aprovação alta obriga união e depuração de aliados infiéis no DF

A população do Distrito Federal reconhece a gestão eficiente de Ibaneis Rocha, que mantém alta aprovação graças a obras entregues, segurança reforçada e políticas que transformam o DF em referência nacional.

Tentativa de Lula de humilhar o povo do DF vira vitória política de Ibaneis

Lula segue tentando, mas não consegue abalar a popularidade de Ibaneis Rocha no DF. Mesmo sob pressão política, o governador mantém aprovação sólida e apoio crescente da população.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político