O poder de força eleitoral de Flávia Arruda(PL), candidata ao Senado pela chapa majoritária do governador Ibaneis Rocha(MDB), vem sendo demostrado por todas as pesquisas de intenções de votos, realizadas até a presente data, no DF.
Na última pesquisa, divulgada na terça-feira(23), realizada pelo Instituto Opinião, a deputada e ex-ministra Flávia Arruda cravou 32% das intenções de votos.
O percentual obtido pela deputada, deixa a segunda colocada, a também ex-ministra Damares Alves(Republicanos), muito abaixo, com apenas 10,9%.
A enfeira de candidatos de baixo segue congelada. Ninguém sai do lugar. Analisando os números, Flávia lidera um terço do eleitorado do DF.
Em todos os cenários, demostrados pela pesquisas, a deputada daria uma surra de votos, em Damares Alves, se as eleições fossem hoje.
A cinco semanas do pleito eleitoral, de 2 de outubro, Flávia ocupa o espaço que lhe é de direito.
Ela é o centro de gravidade da política brasiliense para onde convergem as aspirações da maior parcela da sociedade.
Flávia conseguiu um efeito que nenhum dos seus concorrentes, que disputam a única vaga do Senado, nas eleições desse ano, foi capaz.
Penetra com exatidão em todas as camadas sociais, conversa com estudantes, trabalhadores informais ou não, e dialoga bem com os grandes e pequenos empresários, em busca do bem comum.
Além de contar com o apoio do governador Ibaneis Rocha, que lidera todas as pesquisas com chances reais de lacrar a vitória no 1° Turno, Flávia conta ainda com o maior arco de aliança partidária, atraindo apoios importantes como alguns setores do Republicanos, que resolveu bancar, teimosamente, a candidatura de Damares Alves.
Candidatos a deputado federal e a distrital do partido da Igreja Universal, marcham com Flávia em meio as caminhadas lideradas por Ibaneis, pelas 32 cidades do DF.
Pedem voto para ela e fazem a chamada “dobradinha”.
Vários do PSD, partido que tem como candidato sub judice ao Buriti, Paulo Octávio, também estão com Flavia e Ibaneis.
Flávia tem portas abertas e escancaradas na chamada base evangélica, que, em tese, seria de domínio de Damares, mas não é.
Centenas de pastores preferem vê a deputada no Senado por galgar vasta experiência no parlamento.
Como se vê, as pesquisas mostram o enorme tamanho de Flávia Arruda nestas eleições.
Na próxima pesquisa, que se encontra no forno da Justiça Eleitoral, e que deve ser divulgada nas próximas horas, pode revelar que a única cadeira do Senado, será de direito de Flávia Arruda.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF