Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Sem nenhum voto popular, Xandão já é, de fato, novo presidente do Brasil

Publicado em

O Brasil enfrenta um debate acalorado sobre o papel do Supremo Tribunal Federal (STF) na governança do país, com o ministro Alexandre de Moraes, o ‘Xandão’, no centro das discussões.

O não eleito pelo povo, Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, dará a decisão final sobre o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que institui o IOF, se continua prevalecendo ou não, como quer o Congresso, que derrubou a medida. 

Sem acordo na audiência de conciliação realizada nesta terça-feira, 15, coube tão-somente  a Moraes decidir o destino do decreto, e ponto final.

As perguntas que ficam são as seguintes: estamos sendo governados por uma “juristocracia”, um sistema onde o poder político é transferido ou exercido pelo judiciário, em detrimento dos poderes Legislativo e Executivo?

Estaria o STF extrapolando suas atribuições e interferindo na soberania popular?

O Brasil vai sendo governado pelo STF, composto por 11 ministros nomeados e sem mandato popular. Quanto a isso, não há nenhuma reação e saiba por que.

Se, de um lado, o país tem um presidente fraco e sem moral por ter sido “descondenado” e apeado pela Suprema Corte, usado para derrotar o estúpido e insolente Bolsonaro nas eleições de 2022, de outro lado, existe uma penca de congressistas vagabundos (deputados e senadores) com “rabo preso” no STF, também um paraíso onde não existe “santos”.

O Brasil está lascado, o povo também.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Concurso do projeto arquitetônico do Memorial da Democracia abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o concurso público nacional de arquitetura referente ao Memorial da...

Mais Radar

Ibaneis e Celina: a estratégia para vencer em 1º turno em 2026

Ibaneis Rocha e Celina Leão unem forças para 2026, articulando um bloco político sólido no DF. Com diálogo e alianças, buscam repetir a vitória de 2022 no 1º turno, evitando o temido 2º turno que derrubou antecessores.

Sarney no sebo: A viagem de uma biografia corroída pelas traças

Livro autografado para Nan Souza, fiel amigo de José Sarney, é encontrado a 2.300 km de São Luís, em um sebo no centro de São Paulo, com páginas devoradas por traças

Emendas PIX: PF mira parlamentares do Maranhão, Bahia e Amapá

A Polícia Federal deve intensificar operações contra fraudes envolvendo as chamadas "emendas PIX", ou "emendas bate-volta", suspeitas de beneficiar parlamentares com repasses ágeis e baixa transparência.

Caso Diego Torres põe PCDF sob forte críticas da sociedade brasiliense

Prisão de Diego Torres em Brasília expõe violência policial e negligência com criança. Caso reacende debate sobre preparo da PCDF, impunidade e necessidade de reformas para uma polícia nada cidadã.

QualificaDF: Motor de transformação social que impulsiona a economia

O QualificaDF capacita jovens para o mercado, oferecendo cursos práticos em cidades do DF. Desde 2022, certificou 15 mil pessoas, reduzindo o desemprego e injetando milhões na economia local, com a determinação de Ibaneis Rocha e com o apoio das emendas de Robério Negreiros
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político