Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Sem Arruda e sem Passamani, Bia ou Fraga pode não se eleger

Publicado em

Até antes da decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal (STF), que colocou no limbo político os candidatos condenados, dolosamente, por improbidade administrativa, o PL do Distrito Federal, tinha, a convicção, que elegeria facilmente três deputados federais nas eleições de outubro.

Hoje, o cenário é outro. A queda da candidatura de deputado federal do ex-governador José Roberto Arruda, abatido em pleno ar pelo tiro certeiro do STF, bem como a desistência voluntária da ex-secretária de Justiça do DF, Marcela Passamani, levou a antes toda poderosa nominata do PL, a lona.

No novo contexto, segundo os analistas políticos consultados pelo RadarDF, o PL elegerá apenas um deputado federal e não mais três parlamentares para a Câmara baixa do país, como imaginavam antes os seus dirigentes.

Dos dois candidatos mais fortes, eleitoralmente, para deputado federal, um deles pode dançar.

A briga promete ser grande, internamente, entre a deputada bolsonarista raiz, Bia Kicis, e o nem tanto ex-deputado Alberto Fraga.

Sem Arruda e sem Marcela Passamani, o PL terá que arrumar 180 mil votos para eleger um deputado federal.

Bia e Fraga, conversam, estão no mesmo partido, mas não se suportam.

A rusga entre os dois, grudou após Fraga sair falando mal de Bolsonaro, por não ser convidado pelo presidente, para ser um de seus ministros.

Embora Fraga diga que restabeleceu a amizade com o mito, mas os bolsonaristas xiitas não o perdoam.

Nesse contexto, segundo ainda os analistas, o presidente Jair Bolsonaro, que continua voando muito nas asas da preferência do eleitorado do DF, bem como o governador Ibaneis Rocha (MDB), líder absoluto nas pesquisas de intenção e votos, preferem ver Bia eleita do que Fraga.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político