Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Roosevelt vira principal voz das forças de segurança do DF, aponta pesquisa

Publicado em

Um levantamento exclusivo da Exata Opinião Pública, realizado no ano passado, revela o deputado distrital Roosevelt Vilela (PL) como a figura que mais representa, atualmente, os interesses dos policiais militares do Distrito Federal (PMDF).

Com 32,8% das preferências em uma amostra de 600 respondentes, Roosevelt  supera concorrentes dentro da PMDF como o deputado Hermeto (24,3%) e o subtenente Geraldo (21,8%), consolidando uma liderança que transcende sua base original no Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).

Em outros recortes da pesquisa, com dados coletados por meio de entrevistas presenciais georreferenciadas, destacam um apoio robusto entre homens e faixas etárias mais jovens, com picos entre 33% e 40% em segmentos específicos.

O que torna esses números ainda mais impactantes é a expansão da influência de Roosevelt para além dos bombeiros militares, seu nicho eleitoral primordial como com mais de 30 anos de serviço no CBMDF.

Oriundo da corporação, onde presidiu o clube por uma década e promoveu leis como a que institui o Dia do Bombeiro Veterano, o distrital agora conquista espaço na PMDF, na Polícia Civil do DF (PCDF) e na Polícia Penal.

Em dezembro do ano passado, cerca de 4 mil profissionais da segurança pública,  incluindo bombeiros, policiais militares, civis e penais, reuniram-se no Centro de Convenções Ulysses Guimarães para agradecer a Roosevelt e ao governador Ibaneis Rocha (MDB) por recomposições salariais e emendas que beneficiam lactantes nas forças públicas.

Bombeiros e policiais militares veem Roosevelt como uma ponte entre as tropas, o Legislativo e o Executivo, percepção reforçada por sucessivas reeleições e por um histórico de mandatos bem-sucedidos, reconhecidos por inúmeros segmentos da população.

“Meu compromisso é com o DF e com cada profissional da segurança pública, seja bombeiro, policial militar, civil ou penal. Defendo valorização, estrutura e respeito para quem protege a população”, disse ao Radar DF nesta sexta-feira (17).

Roosevelt defende ainda investimentos em tecnologia e integração entre corporações para combater o crime, além de articular junto ao GDF a ampliação das escolas cívico-militares e mais oportunidades para policiais militares.

“Investir em tecnologia, integração e melhores condições de trabalho não é gasto, é garantir segurança real para o Distrito Federal”, assegura.

O parlamentar também atua na proteção de militares envolvidos em ocorrências, especialmente bombeiros, setor em crescimento no DF, buscando garantir segurança jurídica e valorização profissional constante para todos.

Os dados pesquisados constam a popularidade do distrital entre as forças de segurança como fruto de sua atuação em pautas como reformas salariais e equiparações, reivindicações antigas captadas por pesquisas de opinião como a Exata OP.

Para o CBMDF, PMDF e demais corporações, Roosevelt Vilela que se identifica como um deputado de direita, já não é apenas um veterano bombeiro: consolidou-se como uma liderança política ascendente, capaz de influenciar decisões em prol da Segurança Pública e da melhoria da qualidade de vida da população do Distrito Federal.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

GDF lança Rota do Cicloturismo e miniguia para pedalar por Brasília

A Secretaria de Turismo (Setur-DF) lança oficialmente a Rota do Cicloturismo e o miniguia Para...

Mais Radar

Dubai: o paraíso dourado dos corruptos e bilionários golpistas brasileiros

Dubai virou o novo paraíso de golpistas e corruptos brasileiros. Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e seu cunhado Fabiano Zettel tentaram usar o emirado como rota de fuga da Justiça brasileira. Ambos presos antes de dá no pé do Brasil.

Nicolau critica pressão política e defende autonomia do MP maranhense

Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, ex-Procurador-Geral do MP-MA, manifesta apoio firme aos promotores do GAECO que pediram exoneração coletiva, elogiando coragem, decência e compromisso com a Justiça diante da crise e da pressão política no Ministério Público Estadual.

Corrida dos enganados cresce após bloqueio do salário de Luiz Miranda

Decisão judicial que bloqueia 20% do salário de Luiz Miranda impulsiona fila de pessoas, vítimas de supostos calotes atribuídos ao ex-deputado federal. Miranda reapareceu no DF para disputar vaga de deputado distrital neste ano. Ele jura, de pés juntos, que não deve a ninguém.

Crise no MP do Maranhão mostra como o sistema apodrece por dentro

Neste domingo (11), dez promotores do GAECO (Grupo de Atuação Especial...

Plano dos Belmonte pode repetir erro de 2014 com Arruda inelegível

Felipe Belmonte aposta em manobra para empurrar Paula ao Buriti em 2026, torcendo pelo veto a Arruda. Estratégia repete erros do passado e ignora que votos não se herdam. Arruda puxa só para si e não entrega espólio político.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político