Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Republicanos prepara Gustavo Rocha para vice de Celina em 2026

Publicado em

O presidente do Republicanos DF, Joaquim Mauro, convocou os parlamentares do partido para uma reunião no dia 16 de setembro, às 20h, na sede da legenda.

O encontro terá como objetivo oficializar a filiação do secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, e do ex-deputado distrital e delegado da Polícia Civil do DF, Fernando Fernandes.

A entrada de Gustavo Rocha no partido é resultado de uma negociação entre o governador Ibaneis Rocha e o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira.

O plano é posicionar Gustavo como candidato a vice-governador na chapa majoritária liderada por Celina Leão em 2026.

A filiação de Gustavo Rocha, inicialmente planejada para dezembro de 2024, foi vetada pelo então presidente regional do partido, Wanderley Tavares, gerando um entrave político.

O ex-presidente tentou estimular a candidatura do deputado Fred Linhares para o GDF, mesmo sendo o partido da base do governo de Ibaneis que tem a vice Celina como a sua sucessora natural na disputa eleitoral do próximo ano.

O jogo de Wanderley causou uma cisão interna com deputados do partido acusando-o de não os consultar.

Isto por que, o Republicanos, desde o início da gestão de Ibaneis Rocha mantém forte presença no governo, controla atualmente quatro secretarias e três administrações regionais.

Como solução para o impasse, a executiva nacional do partido decidiu tirar Tavares da presidência regional, sendo substituído por Joaquim Mauro, aliado de confiança de Marcos Pereira.

Com caminho livre, Gustavo Rocha terá sua filiação abonada pelo próprio Marcos Pereira na próxima terça-feira (16).

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

AJAB busca a regularização do Polo de Artesanato do Jardim Botânico

AJAB promove encontro com deputada Jaqueline Silva para pleitear emenda ao PDOT, buscando regularizar o Polo Verde e de Artesanato do Jardim Botânico, que gera mil empregos. Reunião com órgãos envolvidos ocorrerá na próxima semana.

Mais Radar

Caiado ataca governo frouxo de Lula que se ajoelha para o crime organizado

O presidenciável Ronaldo Caiado denuncia que a falta de firmeza do governo federal abriu espaço para o crime organizado se expandir em diversos setores estratégicos da economia.

Ricardo Cappelli escancara fraqueza de Lula e fiascos do PT no DF

Em tom esgoelado no Eixão Norte, Ricardo Cappelli expôs o desespero da esquerda no DF ao insinuar que a baixa popularidade de Lula é reflexo da própria incapacidade do PT em dialogar com a população local.

A defesa indefensável de Leila na CPMI: um desserviço aos aposentados

Senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) chama CPMI de "circo" para defender Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência e presidente do PDT, em escândalo bilionário no INSS. Postura ignora aposentados lesados e prioriza lealdade partidária.

Leila sob pressão: acusará ou defenderá Carlos Lupi na CPMI do INSS?

Leila do Vôlei está entre a cruz e a espada na CPMI do INSS: acusar Carlos Lupi, líder do PDT, pode prejudicar sua reeleição em 2026; defendê-lo ou silenciar pode manchar sua imagem, já que ele ignorou alertas sobre o desvio de R$ 6 bi contra aposentados.

7 de Setembro: a polarização ideológica que divide o Brasil em marchas

No 7 de setembro de 2025, a guerra ideológica entre esquerda e direita, com manifestações divididas em Brasília, expõe a polarização que ameaça a democracia defendida por ambos os lados, desafiando a unidade nacional e o equilíbrio das instituições.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político