O presidente do Republicanos DF, Joaquim Mauro, convocou os parlamentares do partido para uma reunião no dia 16 de setembro, às 20h, na sede da legenda.
O encontro terá como objetivo oficializar a filiação do secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, e do ex-deputado distrital e delegado da Polícia Civil do DF, Fernando Fernandes.
A entrada de Gustavo Rocha no partido é resultado de uma negociação entre o governador Ibaneis Rocha e o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira.
O plano é posicionar Gustavo como candidato a vice-governador na chapa majoritária liderada por Celina Leão em 2026.
A filiação de Gustavo Rocha, inicialmente planejada para dezembro de 2024, foi vetada pelo então presidente regional do partido, Wanderley Tavares, gerando um entrave político.
O ex-presidente tentou estimular a candidatura do deputado Fred Linhares para o GDF, mesmo sendo o partido da base do governo de Ibaneis que tem a vice Celina como a sua sucessora natural na disputa eleitoral do próximo ano.
O jogo de Wanderley causou uma cisão interna com deputados do partido acusando-o de não os consultar.
Isto por que, o Republicanos, desde o início da gestão de Ibaneis Rocha mantém forte presença no governo, controla atualmente quatro secretarias e três administrações regionais.
Como solução para o impasse, a executiva nacional do partido decidiu tirar Tavares da presidência regional, sendo substituído por Joaquim Mauro, aliado de confiança de Marcos Pereira.
Com caminho livre, Gustavo Rocha terá sua filiação abonada pelo próprio Marcos Pereira na próxima terça-feira (16).