O presidente do Republicanos do Distrito Federal, Wanderley Tavares, disse esperar que o Tribunal Superior Eleitoral, decida pelo instituto de candidaturas avulsas para o Senado, para que a ministra Damares Alves dispute o mandato de senadora pelo seu partido.
Ele também garantiu que o Republicanos do DF lutará pela reeleição de Ibaneis Rocha e do presidente Jair Bolsonaro.
A possibilidade de candidaturas avulsas, para o Senado, nestas eleições de 2022, ainda será analisada pelo ministro do TSE, Edson Fachin, cujo resultado precisa passar pelo pleno da Corte, antes das convenções partidárias.
O Distrito Federal estar entre os nove estados que poderão lançar candidaturas avulsas ao Senado mantendo as coligações para disputas nos governos.
LEIA MAIS| Distrito Federal
Brasília Ambiental visita parques ecológicos do DF
“Nós somos da base do governo Ibaneis Rocha, que irá à reeleição e que já tem um nome definido para o Senado que é o de Flávia Arruda(PL). Mas isso não será impedimento para que o Republicanos lance a candidatura avulsa de Damares Alves, ao Senado, em apoio a reeleição do governador”, explicou.
A manifestação de Wanderley Tavares foi feita durante uma entrevista ao canal “Café Expressão”, ancorado pelo jornalista José Fernando Vilela pelo Yotube.
Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) não decide sobre a brecha jurídica que permite candidaturas avulsas na disputa pelo Senado, varias articulações políticas neste sentido acontecem no DF.
Além das pré-candidaturas de Flávia Arruda e de Damares Alves, por partidos da base aliada do governador Ibaneis Rocha (MDB), ainda tem a pré-candidatura ao Senado do empresário Paulo Octávio (PSD),
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF