Diferente de 2018, quando o candidato “outsider” começou a caminhada solitariamente, rumo ao Buriti, com seus dois pontos percentuais, apontados pelas pesquisas, o hoje governador Ibaneis Rocha(MDB), conta com o apoio popular e de uma infinidade de partidos que se movimentam, volumosamente, em torno de sua reeleição.
Se alguém quer saber como se articula Ibaneis, mesmo sem dizer ser candidato a renovação do mandato, em obediência às regras eleitorais, pode tirar as dúvidas acessando a “agenda pública” do chefe do Executivo local.
LEIA MAIS| Brasil&Mundo
Moraes dá 24h para Telegram cumprir determinação do STF
Lá estão, a cada dia, os compromissos assentados que vão muito além daqueles que seguem os protocolos, ocorrido no âmbito do Palácio do Buriti.
As ruas são os caminhos preferenciais do governador desde o seu primeiro ano de mandato. Basta conferir a linha do tempo do flickr oficial.
Para quem era considerado um novato, antes de acessar as escadarias do Buriti, o advogado revela que aprendeu na velocidade da luz, que a arte de fazer política, se encaixa perfeitamente em torno das ciências humanas, conhecimento que domina como operador do Direito.
Foi compreendendo e fazendo uma governança, voltada para o atendimento à sociedade, é que faz de Ibaneis um político, em vias de quebrar o paradigma de que o povo do DF não gosta de reeleger o seu governante.
Está errado quem pensa assim. Ibaneis pode entrar para a galeria dos reeleitos no DF onde já se encontra Joaquim Roriz, também do MDB.
É visível a popularidade do governador que anda com total desenvoltura no meio do povo sem ser hostilizado como ocorreu com os ex-governadores Agnelo Queiroz (PT) (2010 a 2014) e Rodrigo Rollemberg (PSB) (2014 a 2018) ao disputarem suas receptivas reeleições.
As investidas de um gabinete itinerante, que percorre as cidades do DF, principalmente em final de semana, revela que a caminhada política do emedebista já estar em curso e cria musculatura popular a cada entrega.
Como a inauguração de uma quadra poliesportiva na Fercal, acontecida no sábado passado.
Ibaneis aproveitou para anunciar um pacote de obras no valor de R$34 milhões para a melhoria da qualidade de vida da população.
Líderes partidários, além de lideranças religiosas, empresariais e comunitárias interpretam a desenvoltura de Ibaneis, durante todo o seu mandato, como uma demonstração de força política e de mobilização da sociedade, em torno da renovação do governo voltado para a sociedade.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Quer saber mais sobre política do DF? Clique aqui