Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

R$6 bilhões roubados dos idosos e o caminho de Lula para a derrota em 2026

Publicado em

Após a alta do preço do café e do ovo, a promessa não cumprida de garantir picanha para o povo, além da crise do Pix no início do ano, a popularidade de Lula mergulha num inferno astral que não deve passar tão cedo.

O roubo de mais de R$6 bilhões das aposentadorias de milhares de idosos, especialmente no norte e nordeste, faz a popularidade do governo despencar ainda mais em todos os cantos do país.

A um ano e sete meses das eleições de 2026, quando Luiz Inácio Lula da Silva tentará a reeleição, esses beneficiários, muitos sem acesso à internet ou ao aplicativo Meu INSS, foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios, e a inação do governo em devolver esses valores gera indignação.

A Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que 42% dos beneficiários desconhecem o portal Meu INSS, e 67% das vítimas de fraudes são aposentados rurais, um indicativo da vulnerabilidade de uma população abandonada pelo poder público.

O governo Lula, que se elegeu prometendo justiça social, demonstra uma incapacidade alarmante de enfrentar o problema.

Estima-se que 3 a 5 milhões de aposentados e pensionistas, dos 37 milhões atendidos pelo INSS, não têm acesso ou não sabem usar o Meu INSS, especialmente em áreas remotas do Norte e nordeste, onde a infraestrutura de internet é precária.

A dependência de intermediários, devido à exclusão digital, expôs esses idosos a fraudes, com 9 milhões de beneficiários notificados por descontos indevidos entre 2020 e 2025.

No entanto, o governo não apresenta um plano claro para restituir os valores roubados, limitando-se a promessas vagas de parcerias com Correios e prefeituras.

A resposta do governo tem sido insuficiente e descoordenada.

A central telefônica 135 está congestionada, o atendimento presencial é limitado a 2 milhões de pessoas mensalmente.

O Meu INSS, além de instável, exige cadastros complexos, como conta Gov.br com nível ouro, inacessíveis para idosos com baixa alfabetização digital.

A ausência de programas robustos de educação digital ou de canais alternativos para os excluídos escancara digitalmente a falta de prioridade do governo Lula em proteger os direitos dos aposentados rurais.

O impacto político é inegável. A um ano e sete meses da eleição, o escândalo dos aposentados se torna um símbolo da desconexão entre Lula e as camadas mais vulneráveis, justamente aquelas que historicamente apoiaram o PT.

Sem uma estratégia efetiva para devolver o dinheiro roubado e incluir digitalmente os idosos, o governo arrisca alienar ainda mais seu eleitorado.

Lula parece pavimentar um caminho para uma derrota eleitoral em 2026, marcada pela memória de um roubo que poderia ter sido evitado.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

PECs e parquinhos danificados voltam a ganhar vida no DF

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) abriu licitação para a contratação de...

Mais Radar

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) conquistaram o Entorno, quebrando a hegemonia de Marconi Perillo, que por anos manteve a região abandonada para exercer controle político sobre uma população empobrecida.

Caiado diz que Congresso se acovarda e que Lula é um irresponsável

Caiado critica Congresso por covardia e Lula por não negociar tarifa de 50% com Trump. Defende anistia aos presos do 8/1 e cobra coragem do Legislativo. "Lula antecipa eleição e ignora crise que penaliza estados", diz o governador de Goiás.

Obras de Ibaneis no Jardim Botânico superam décadas de abandono

Obras históricas em educação, saúde, mobilidade e regularização fundiária no Jardim Botânico colocam Ibaneis Rocha como o governador mais popular da história do DF.

Crime brutal da 113 Sul expõe fraqueza do Tribunal do Júri em Brasília

Criado para dar voz ao povo nos crimes contra a vida, o Tribunal do Júri já não tem hoje o peso e a importância de outrora, com decisões sendo cada vez mais revistas e anuladas por instâncias superiores

Portal Metrópoles expõe vítima de assalto e põe sua vida em risco

Metrópoles presta desserviço ao expor nome e fotos de vítima de assalto que reagiu e teve a sorte de sair ileso.  Jornalismo, em um caso como esse, deve proteger a vítima e não vulnerabilizá-la.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político