Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Que não subestimem Paulo Roque; um candidato de mais de 200 mil votos

Publicado em

Os exatos 202.834 votos, arrebatados nas urnas como candidato a senador, nas eleições de 2018, deixam o advogado e jornalista Paulo Roque na lista de franco favorito para conquistar uma das oito vagas da Câmara Federal pelo DF.

Roque aparece em pesquisas realizadas em 2021, em posição de destaque entre os nomes citados por eleitores entrevistados, para os cargos de senador, deputado federal, deputado distrital e até de governador.

Paulo Roque ainda está no partido Novo, legenda pela qual concorreu ao Senado em 2018.

LEIA MAIS

DF começa a semana oferecendo 252 vagas de emprego; veja!

No entanto, para os analistas políticos do DF, o advogado perderá a oportunidade de se eleger, a qualquer cargo, caso o seu partido não tenha uma boa nominata para a disputa das eleições de outubro desse ano.

Os analistas lembram que as regras do jogo mudaram e empoem dificuldades aos partidos considerados nanicos, como o Novo, de conseguirem o quociente eleitoral.

São necessários  180 mil votos para um partido eleger um deputado federal, e 77 mil votos, para um partido eleger um deputado distrital do DF.

Em 2018, quando se candidatou, pela primeira vez, o advogado e jornalista, desconhecido no mundo das urnas do TRE do DF, foi o sexto mais votado entre os 18 candidatos ao Senado.

Um dado importante: entre os que ficaram a frente, cinco eram veteranos das urnas, como Izalci Lucas(PSDB), Cristovam Buarque (PDT), Fadi Faraj (PRP), Wasny (PT) e Leila do Vôlei (PSB). Esta última era suplente de deputado distrital.

A ex-secretária de Esportes do governo Rollemberg, Leila do Vôlei, se elegeu ao lado de Izaci Lucas para ocupar às duas vagas do Senado na época.

No último levantamento, para consumo interno, realizado no final de dezembro de 2021, que o RadarDF teve acesso, Paulo Roque se manteve bem avaliado no cenário político brasiliense.

Nesse contexto, Roque surge nas pesquisas espontâneas, aquela que o eleitor é questionado em quem votaria sem a revelação de qualquer nome de possíveis candidatos.

O nome do advogado aparece da seguinte forma em quatro cenário diferentes: é o quinto nome para governador; o quarto para senador; o quinto para deputado federal e aparece ainda na décima posição para deputado distrital.

O comunicador de massas

Paulo Roque, durante 10 anos, foi colunista da Rádio CBN, e há mais de um ano responde, diariamente, as dúvidas dos consumidores mais humildes, das classes C, D, E, na rádio JK FM. Seu programa é um dos campeões de audiência do horário de meio-dia a uma da tarde.

*Toni Duarte é jornalista e editor-chefe do RadarDF. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Cícero da Hora: A voz literária da Ilha encantada dos lençóis maranhenses

Cícero da Hora encanta o Reviver de São Luís com sua obra sobre a Ilha de Lençóis, onde a lenda do rei Dom Sebastião e sua corte pulsa na alma dos ilhéus da baixada ocidental maranhense,

Mais Radar

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Quadrilhão do INSS na mira da CPMI: Damares quer bandidos na cadeia

Damares Alves consegue a instalação da CPMI do INSS para investigar fraudes bilionárias que lesaram aposentados. A senadora cobra justiça e denuncia a omissão do governo Lula diante do escândalo que atinge milhares de idosos.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político