Os exatos 202.834 votos, arrebatados nas urnas como candidato a senador, nas eleições de 2018, deixam o advogado e jornalista Paulo Roque na lista de franco favorito para conquistar uma das oito vagas da Câmara Federal pelo DF.
Roque aparece em pesquisas realizadas em 2021, em posição de destaque entre os nomes citados por eleitores entrevistados, para os cargos de senador, deputado federal, deputado distrital e até de governador.
Paulo Roque ainda está no partido Novo, legenda pela qual concorreu ao Senado em 2018.
LEIA MAIS
DF começa a semana oferecendo 252 vagas de emprego; veja!
No entanto, para os analistas políticos do DF, o advogado perderá a oportunidade de se eleger, a qualquer cargo, caso o seu partido não tenha uma boa nominata para a disputa das eleições de outubro desse ano.
Os analistas lembram que as regras do jogo mudaram e empoem dificuldades aos partidos considerados nanicos, como o Novo, de conseguirem o quociente eleitoral.
São necessários 180 mil votos para um partido eleger um deputado federal, e 77 mil votos, para um partido eleger um deputado distrital do DF.
Em 2018, quando se candidatou, pela primeira vez, o advogado e jornalista, desconhecido no mundo das urnas do TRE do DF, foi o sexto mais votado entre os 18 candidatos ao Senado.
Um dado importante: entre os que ficaram a frente, cinco eram veteranos das urnas, como Izalci Lucas(PSDB), Cristovam Buarque (PDT), Fadi Faraj (PRP), Wasny (PT) e Leila do Vôlei (PSB). Esta última era suplente de deputado distrital.
A ex-secretária de Esportes do governo Rollemberg, Leila do Vôlei, se elegeu ao lado de Izaci Lucas para ocupar às duas vagas do Senado na época.
No último levantamento, para consumo interno, realizado no final de dezembro de 2021, que o RadarDF teve acesso, Paulo Roque se manteve bem avaliado no cenário político brasiliense.
Nesse contexto, Roque surge nas pesquisas espontâneas, aquela que o eleitor é questionado em quem votaria sem a revelação de qualquer nome de possíveis candidatos.
O nome do advogado aparece da seguinte forma em quatro cenário diferentes: é o quinto nome para governador; o quarto para senador; o quinto para deputado federal e aparece ainda na décima posição para deputado distrital.
O comunicador de massas
Paulo Roque, durante 10 anos, foi colunista da Rádio CBN, e há mais de um ano responde, diariamente, as dúvidas dos consumidores mais humildes, das classes C, D, E, na rádio JK FM. Seu programa é um dos campeões de audiência do horário de meio-dia a uma da tarde.
*Toni Duarte é jornalista e editor-chefe do RadarDF. Quer saber mais? Clique aqui