Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Que não subestimem Paulo Roque; um candidato de mais de 200 mil votos

Publicado em

Os exatos 202.834 votos, arrebatados nas urnas como candidato a senador, nas eleições de 2018, deixam o advogado e jornalista Paulo Roque na lista de franco favorito para conquistar uma das oito vagas da Câmara Federal pelo DF.

Roque aparece em pesquisas realizadas em 2021, em posição de destaque entre os nomes citados por eleitores entrevistados, para os cargos de senador, deputado federal, deputado distrital e até de governador.

Paulo Roque ainda está no partido Novo, legenda pela qual concorreu ao Senado em 2018.

LEIA MAIS

DF começa a semana oferecendo 252 vagas de emprego; veja!

No entanto, para os analistas políticos do DF, o advogado perderá a oportunidade de se eleger, a qualquer cargo, caso o seu partido não tenha uma boa nominata para a disputa das eleições de outubro desse ano.

Os analistas lembram que as regras do jogo mudaram e empoem dificuldades aos partidos considerados nanicos, como o Novo, de conseguirem o quociente eleitoral.

São necessários  180 mil votos para um partido eleger um deputado federal, e 77 mil votos, para um partido eleger um deputado distrital do DF.

Em 2018, quando se candidatou, pela primeira vez, o advogado e jornalista, desconhecido no mundo das urnas do TRE do DF, foi o sexto mais votado entre os 18 candidatos ao Senado.

Um dado importante: entre os que ficaram a frente, cinco eram veteranos das urnas, como Izalci Lucas(PSDB), Cristovam Buarque (PDT), Fadi Faraj (PRP), Wasny (PT) e Leila do Vôlei (PSB). Esta última era suplente de deputado distrital.

A ex-secretária de Esportes do governo Rollemberg, Leila do Vôlei, se elegeu ao lado de Izaci Lucas para ocupar às duas vagas do Senado na época.

No último levantamento, para consumo interno, realizado no final de dezembro de 2021, que o RadarDF teve acesso, Paulo Roque se manteve bem avaliado no cenário político brasiliense.

Nesse contexto, Roque surge nas pesquisas espontâneas, aquela que o eleitor é questionado em quem votaria sem a revelação de qualquer nome de possíveis candidatos.

O nome do advogado aparece da seguinte forma em quatro cenário diferentes: é o quinto nome para governador; o quarto para senador; o quinto para deputado federal e aparece ainda na décima posição para deputado distrital.

O comunicador de massas

Paulo Roque, durante 10 anos, foi colunista da Rádio CBN, e há mais de um ano responde, diariamente, as dúvidas dos consumidores mais humildes, das classes C, D, E, na rádio JK FM. Seu programa é um dos campeões de audiência do horário de meio-dia a uma da tarde.

*Toni Duarte é jornalista e editor-chefe do RadarDF. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Rotary Club de Brasília celebra líderes e dá posse a novos membros

Homenagens destacam fundadores do mais antigo clube rotário da capital da República e legado de eternas lideranças em evento que reuniu 80 convidados no salão da Fundação dos Rotarianos de Brasília.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»