Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

PT do DF vai ficar como “maria-vai-com-as-outras” na disputa pelo Buriti

Publicado em

Apesar de ter um presidente no comando do país, que lutará muito para se reeleger, o Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal tende a permanecer magro como um subpartido na disputa pelo Palácio do Buriti em 2026.

Se as eleições municipais dão o tom do que pode ser uma disputa majoritária de candidatos a governador e presidente da República, o PT, sem dúvidas, saiu bastante fragilizado no âmbito nacional no último dia 6 de outubro.

O centro e a direita elegeram 509 prefeitos nas eleições municipais deste ano.

O número é superior ao do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que elegeu menos da metade: 248 prefeitos.

Considerando o cenário da disputa eleitoral dos municípios do Entorno, que, historicamente, conta com o envolvimento de políticos do Distrito Federal, o PT não elegeu nenhum.

Os partidos da base aliada do governo Ibaneis/Celina foram os que mais se destacaram.

A disputa eleitoral terminou na região, uma vez que não haverá 2o turno nos municípios do Entorno de Brasília.

O PT enfrenta o mesmo problema de permanecer como coadjuvante por falta de nomes que possam liderar a chapa da federação PT/PV/PCdoB, como ocorreu em 2022, sob a liderança de Leandro Grass (PV)

Grass foi eleito deputado distrital em 2018 com míseros 5 mil votos e saiu das urnas em 2022 com 434.587 votos, como candidato a governador pela federação de esquerda.

Vozes petistas do DF dizem que o partido não quer mais se colocar como “maria-vai-com-as-outras”, como na última vez que favoreceu Grass.

Ele passou ser visível para Lula, sendo o único a ser nomeado pelo governo para o cargo de presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Os outros ficaram chupando o dedo.

Quem mais se queixa de ter que carregar o piano com gente de fora é o ex-deputado petista Geraldo Magela.

Ele confidencia que quer ser o candidato preferencial do partido ao governo na próxima eleição.

Outros defensores da união das esquerdas para tentar o poder em 2026 deixam claro que não haverá acento na janela do ônibus para quem não é considerado raiz do partido ou para quem ingresse nele como “cristão novo”. Talvez seja um recardo para Leandro Grass.

Enquanto os petistas remoem os seus dilemas, Ricardo do PSB, partido do ex-governador Rodrigo Rollemberg, movimenta por uma candidatura ao Buriti.

Esta semana, Ricardo Capelli, pretenso candidato ao governo em 2026, começou a  trabalhar para ser mais conhecido pela população.

Para isso, iniciou-se o projeto de fazer um programa de rádio para detonar o governo Ibaneis/Celina.

A emissora selecionada foi a Rádio Atividade, de propriedade de Wigberto Ferreira Tartuce, também conhecido como Vigão.

Cappelli teria pagado adiantado R$10 mil por mês para virar locutor ao menos quatro vezes por mês. Se isso vai funcionar, ninguém sabe.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Goiás lidera crescimento econômico com alta de 3,5% em setembro

O desempenho superou em mais de quatro vezes a média nacional, que foi de apenas 0,8%.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»