Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Pesquisa Fake revela o lado criminoso nas eleições de 2022 no DF

Publicado em

Uma pesquisa fake que rolou em grupos de WhatsApp e de Facebook nesta terça-feira (15), sobre a corrida pelo Buriti, revela o quanto as eleições desse ano, no Distrito Federal, vão ser na base da desinformação, mesmo que isso seja crime e que pode dá multa e cadeia para quem propaga a mentira.

Tem cheiro de falsificação a suposta pesquisa que teria sido realizada pela empresa denominada Orbis Instituto de Pesquisa, cujo levantamento foi feito no dia 11 de fevereiro, ouvindo 1. 211 pessoas por discagem automática de telefone no DF.

Se de fato a empresa Orbis fez tal levantamento, vai à contramão de padrões científicos e metodologias empregados por todos os institutos sérios que atuam no país.

LEIA MAIS

A quem interessa a insegurança jurídicas dos condomínios do DF?

O suposto levantamento aponta uma disputa “apertadíssima” entre o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o senador José Antonio Reguffe (Podemos).

A tal pesquisa deixa de fora nomes como o de Flávia Arruda (PL) e desenterra figuras desaparecidas como Rogério Rosso.

O interessante é que o senador do Podemos aparece bem em todos os falsos cenários.

Para início de conversa a pesquisa não tem registro junto ao TSE, conforme determina a lei eleitoral.

As pesquisas de opinião, sobre as Eleições 2022, e eventuais candidaturas ao pleito, podem ser consultadas por qualquer cidadão na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle).

A fajuta metodologia, aplicada no suposto levantamento, está longe de qualquer embasamento cientifico.

Mostra gráficos e estatísticas sem revelar a localidade de onde foi feito.

Ontem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formalizou parcerias com as plataformas digitais para combater a desinformação e a disseminação de notícias falsas que possam atingir as eleições de outubro.

Fazem parte do acordo Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kwai.

A multa para quem divulgar pesquisas não registradas é de R$100 mil, o que pode doer no bolso de algumas notórias figuras  do DF, por contratar e disseminar pesquisas fakes.

O Orbis Instituto de Pesquisa foi procurado pelo RadarDF sobre o suposto levantamento, disse apenss que até o presente momento optou pela não realização de Pesquisas eleitorais registradas.

“Estamos realizando apenas pesquisas eleitorais para consultas estratégicas internas. Por força de cláusulas de inviolabilidade de sigilo junto aos nossos clientes, não podemos confirmar nem ceder qualquer informação deste tipo de trabalho”.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com ampla experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

MTE lança cursos para quem não tem o ensino básico

Com a proposta de oferecer inicialmente 25 mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes, o Ministério...

Mais Radar

Oportunismo político ronda BRs 135 e 222, diz Roberto Rocha

Roberto Rocha critica duramente políticos que tentam se apropriar das BRs 135 e 222, obras com concreto rígido que ele afirma terem saído do papel graças às suas emendas, enquanto aponta o atraso e a politicagem de adversários no Maranhão.

Alteração da Ficha Limpa: Sonho de Arruda esbarra em Bolsonaro e Cunha

Arruda sonha disputar 2026 caso a alteração da Lei da Ficha Limpa seja aprovada pelo Congresso, mas há resistência da esquerda para não beneficiar Bolsonaro e Cunha, 'carrasco' de Dilma. Isso pode travar o projeto e frustrar o ex-governador do DF.

Rafael Prudente apoia Celina Leão e Ibaneis em pré-candidaturas

O deputado federal apoia com firmeza a pré-candidatura de Celina Leão ao Buriti, destacando o respaldo do governador Ibaneis e a missão de defender seu legado no DF, com mobilização do MDB para fortalecer a base e projetar vitórias em 2026.

José Humberto elogia anúncio de Ibaneis sobre Celina em 2026

Zé Humberto exalta união do MDB e base aliada para 2026, elogia clareza do governador ao apoiar Celina Leão para governadora em 2026 em um grande ato em Ceilândia. Humberto também diz ser pré-candidato a deputado federal, confiante na vitória do grupo político liderado por Ibaneis Rocha

Celina: “Com coragem e diálogo, vamos construir o futuro do DF”

Celina Leão, lançada pré-candidata ao governo do DF em 2026, reforça seu compromisso: "Temos muito a fazer, e é com coragem, humildade e diálogo que vamos construir o futuro', destacando continuidade e foco na população."
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político