Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Pesquisa confirma Ibaneis eleito no 1º turno, mesmo contra vontade do Correio

Publicado em

Pesquisa realizada pelo instituto Opinião, contratada pelo Correio Braziliense e registrada na justiça eleitoral, ao contrário do que diz o jornalão em sua edição desta terça-feira (23), o governador Ibaneis Rocha vence a corrida pelo Buriti logo no primeiro turno das eleições, com 50,5%.

Em letras garrafais, o jornal dos Diários Associados, que bate no governo, por não ter uma dívida milionária perdoada, tenta empurrar a desinformação de que o embate pela disputa ao Buriti, será levado para um 2º turno das eleições.

A pesquisa encomendada pelo Correio, aponta Ibaneis Rocha com 38,6% das intenções de votos na consulta estimulada.

Já a turma de baixo aparece com os seguintes percentuais:

Paulo Octávio(PSD) (11,2%); Leila Barros (PDT) obteve 8,1%; Leandro Grass (federação PT-PV-PCdoB), 5,6%; Izalci Lucas (federação PSDB-Cidadania), que registrou 5,2%; Rafael Parente (PSB) com 2,3% e Keka Bagno (federação PSol-Rede), 2%.

Os números são matemáticos. A soma de todos os percentuais, obtidos pelos concorrentes, de Ibaneis, ficaram abaixo de 38,6%.

A vitória em primeiro turno se dá quando um candidato obtém a maioria absoluta, ou seja, 50% dos votos válidos mais um.

A pesquisa do Opinião/Correio, aponta a vitória de Ibaneis com 50,5% do votos validos se as eleições fossem hoje. Nessa conta, portanto, são excluídos os votos em branco e nulo.

A supremacia eleitoral do governador está no fato de ter feito um governo bem avaliado pela população, em decorrência das centenas de obras espalhadas por todas as 33 regiões administrativas do DF.

Ibaneis fez um governo estimulando o setor produtivo, gerou emprego e renda em plena pandemia e cuidou da inclusão das camadas mais pobres, com a criação programas sociais que viraram políticas públicas de Estado.

O Correio Braziliense, mesmo com a sua oposição declarada ao emedebista, que busca a sua reeleição, deveria ser mais comedido ao tentar impor de goela abaixo, informações que não refletem a realidade da vontade popular. Os números não mentem.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina LC16m8 contra a mpox...

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»