A pesquisa do instituto Quaests, contratada pelo jornal Correio Braziliense, , apontou, no último domingo(17), que 38% da população do Distrito Federal, preferem se informar sobre política por meio da TV, 24% pelas redes sociais e 18% através dos portais de notícias, sites e blogues.
Radio e jornais impressos aparecem com 4% e pelos grupos de whatssap, 3%.
A pesquisa Quaests revela um dado interessante, no contexto das eleições de 2022, ao apontar o comportando da população do DF, de como prefere se informar sobre o assunto que mais desperta o interesses coletivo mesmo fora do ano eleitoral.
Segundo o levantamento, a TV ainda é o veículo de comunicação mais preferido por 38% da população, embora a maioria dos canais estabelecidos do DF, prefere priorizar em seus noticiários a notícia do dia a dia das comunidades.
Em seguida, as redes sociais também ganhou a sua força no meio político.
O estudo apontou que 24% dos 1.500 entrevistados disseram tomar conhecimento de assuntos políticos pelas plataformas como sites, whatsApp, o facebook e o twitter.
A pesquisa também destaca o poder de informações dos portais de notícias e blogues quando o assunto é politica.
Cerca de 18% da população brasiliense usam com frequência esses veículos de comunicação para consumir informações sobre política por ser uma imprensa livre.
Como última opção estão as emissoras de rádio e jornais impressos, como o próprio Correio Braziliense, contratante do Instituto Quaests.
Apenas 4% dos entrevistados disseram que consomem conteúdos políticos por meios dos respectivos veículos.
A referida pesquisa que aborda tal cenário foi registrada na justiça eleitoral sob o nº 08227/2022 e BR 04749/202.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF
Siga ainda o RadarDF no Instagram e no Twitter
Você precisa fazer login para comentar.