Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Paula Belmonte enfrenta pedido de cassação após declaração misógina

Publicado em

A deputada Paula Belmonte (Cidadania), Procuradora Especial da Mulher da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), provocou indignação ao comentar o caso do deputado Daniel Donizet (MDB), acusado de assédio sexual.

Em uma entrevista à TV Globo local no início de setembro, Belmonte declarou que  mulheres do gabinete do parlamentar, teria que se submeter ao “teste do sofá”.

A fala, considerada misógina, gerou forte reação entre as funcionárias da CLDF, que se sentiram desrespeitadas e ultrajadas.

Uma representação contra Paula Belmonte foi protocolada, assinada por dez servidoras da Casa que se sentiram diretamente atingidas pela generalização feita pela deputada.

O documento que o Radar DF teve acesso (Veja trecho da representação aqui), solicita a cassação de Belmonte por quebra de decoro parlamentar. O documento  foi analisado pela Procuradoria Geral da CLDF, que emitiu parecer favorável à continuidade do processo.

Ao chegar à mesa diretora na quarta-feira (08), a representação enfrentou resistência inicial na mesa-diretora.

O presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), e os deputados Martins Machado (Republicanos) e Daniel de Castro (PP), além da própria Belmonte, votaram pelo arquivamento do pedido.

Contudo, a decisão foi reconsiderada devido à ausência dos deputados Ricardo Vale (PT) e Robério Negreiros (PSD) na reunião. O deputado Roosevelt Vilela, que também é da mesa diretora, pediu vista do processo.

As dez servidoras signatárias alegam que a declaração de Belmonte, na condição de Procuradora da Mulher, é incompatível com o cargo, que deveria zelar pelos direitos femininos.

A expressão “teste do sofá” foi interpretada como uma ofensa grave, reforçando estereótipos e desvalorizando as mulheres que trabalham na Casa.

O caso segue em tramitação.

 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Inscrições para o programa Jovem Candango abrem no dia 15 de outubro

A Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF) divulgou o novo cronograma do processo seletivo do...

Mais Radar

Kokay, Veras e Rollemberg votam contra quem gera empregos no DF

Os deputados do DF, Erika Kokay (PT), Reginaldo Veras (PV) e Rodrigo Rollemberg (PSB), votaram contra a retirada da pauta da MP que aumenta o IOF. Eles ignoram que, no DF, uma MEI de delivery ou uma pequena loja de bairro pode ver sua margem de lucro evaporar com mais um imposto.

Cuspiu no prato: na política, a lealdade dura até o próximo banquete

Na política, a lealdade costuma ter prazo de validade. Damares Alves, se disse surpreendida com Daniel Radar ao abandonar o grupo que ela comanda e declarar apoio a José Roberto Arruda, seu novo aliado na corrida ao Buriti.

Saiba por que Izalci muda o tom e suaviza perguntas sobre fraudes no INSS

Com tom ameno e perguntas brandas, Izalci Lucas trocou o papel de fiscal implacável por o de interlocutor cordial ao interrogar o presidente da CONAFER, envolvido em fraude que “reviveu” 1.135 mortos na folha do INSS.

Ibaneis Rocha: de tocador de obras ao Vai de Graça que apavora opositores

A oposição teme que o programa “Vai de Graça”, criado por Ibaneis Rocha, seja ampliado para todos os dias da semana, consolidando a tarifa zero no transporte público e fortalecendo o governador, tornando-o ainda mais popular e forte na disputa eleitoral de 2026.

Poder: políticos condenados como Arruda tentam voltar a cena do crime

Políticos condenados por corrupção e considerados “ficha suja”, como o ex-governador do DF José Roberto Arruda, podem ser beneficiados com a mutilação da Lei da Ficha Limpa, símbolo histórico do combate à corrupção.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político