O pensamento de Maquiavel, continua presente, porém, com clara adaptação à política atual. Como um “príncipe do poder”, entre 2014 a 2018, o ex-governador Rodrigo Rollemberg(PSB), foi xingado e amaldiçoado, durante quatro anos, pelo então deputado federal Alberto Fraga (DEM).
A praia distante da capital federal, mas precisamente no balneário de Atalia, uma das mais frequentadas de Aracaju, serviu de cenário para o ex-governador Rodrigo Rollemberg e o ex-deputado Alberto Fraga debatessem e alinhar compromissos de como se dará as suas voltas ao poder. Tudo isso sem combinar com o povo.
LEIA MAIS
Curso de graça para Enem e para o PAS no DF; saiba como fazer
Eles acreditam que estão fazendo a coisa certa, porque os fins justificam os meios conforme ensina o “Príncipe”, obra produzida há mais de meio milênio, pelo pensador clássico da ciência política, Nicolau Macchiavelli, ou mais universalmente conhecido como Maquiavel.
O cara do bordão “respeito o povo governador”, entoado durante o governo do socialista, além do palavreado chulo contra o ex-governador, viraram coisa do passado, ainda que recente, após bebericadas de algumas cervejas.
Sem menor pudor, eles determinam que o ódio e as injúrias entre os dois precisam ser deletados do consciente popular.
Fraga quer voltar a ser deputado federal e Rodrigo Rolemberg, também.
Para isso, vale tudo. Até mesmo aparecer abraçados como na selfie feita na praia de Atalaia.
A imagem ganhou destaque pelas mãos do próprio Rollemberg no twitter nesta quarta-feira (19). Ele escreveu:
“Acima das divergências políticas deve estar a capacidade de diálogo. Tomei uma cerveja com Fraga hoje na praia. Revelações importantes. De parte a parte. Vida que segue!!!!”
O ex-governador foi triturada por inúmeros comentários negativos ao lado de Fraga, era o de se esperar.
Para ambos, que tem a ânsia de continuar no poder político para todo sempre, não importa o que pensa o “povo magro”, aquele que apenas vota, sobre o “povo gordo”, aquele ligado às corporações de ofício, e que faz de tudo para se manter no poder.
Já que citamos a obra de Maquiavel, ela também ensina ao “povo magro” como ele deve defender-se dos desleais e infiéis. Respeitem o povo!
Acima das divergências políticas deve estar a capacidade de diálogo. Tomei uma cerveja com Fraga hoje na praia. Revelações importantes. De parte a parte. Vida que segue!!!! pic.twitter.com/6ydrh2wzyF
— Rodrigo Rollemberg (@RollembergPSB) January 19, 2022
*Toni Duarte é jornalista e editor-chefe do RadarDF. Quer saber mais? Clique aqui