Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ódio de Lula contra o DF pode selar a morte do PT no Distrito Federal

Publicado em

O esforço da grande maioria dos políticos do DF, sem a participação dos petistas, estará concentrado até o último segundo pela retirada do Fundo Constitucional do Distrito Federal, que o presidente Lula decidiu incluir no pacote de corte de gastos do governo que será votado ainda esta semana.

Se a diminuição do FCDF for aprovada, dificilmente, seja quem for o gestor do DF, conseguirá manter a Segurança Pública, a Saúde e a Educação da capital federal.

O Congresso Nacional tem até a próxima quinta-feira (19) para aprovar o pacote apresentado pela equipe econômica do governo do PT, bem como o Orçamento.

Na sexta, deputados e senadores entram em recesso.

Desde que assumiu o terceiro mandato, Lula tenta se vingar do DF, sufocando financeiramente a partir da diminuição dos repasses do Fundo Constitucional do Distrito Federal.

Há mais de duas décadas, o FCDF mantém a estrutura da segurança pública, bem como as despesas da Educação e da Saúde, incluindo o pagamento dos salários dos profissionais das respectivas áreas.

A falta de popularidade do presidente no Distrito Federal seria um dos principais motivos para a implacável perseguição política contra o DF.

Lula enfrenta dificuldades para conquistar a simpatia dos eleitores brasilienses que não são fiéis ao petismo.

Todas as pesquisas realizadas até o presente momento mostram que Lula não consegue se tornar popular no Distrito Federal.

Vira e mexe, o PT acusa a população de bolsonarista como se o ex-presidente bonachão fosse dono absoluto da alma do eleitorado brasiliense.

Grande parte do povo daqui nunca suportou as sandices de Bolsonaro.

Ainda assim, Lula segue fazendo a política da perseguição contra o DF sob o pretexto da invasão e da depredação das sedes dos três poderes, em 8 de janeiro de 2023.

O que a população de Brasília tem a ver com isso para ser tão humilhada pelo governo petista?

Durante as últimas duas décadas, houve diversas tentativas no Congresso Nacional para acabar com o Fundo Constitucional do Distrito Federal, criado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Resistimos até aqui.

O Distrito Federal é o menor ente federativo do Brasil, com um quadrado de apenas 5.760,78 km2.

Brasília, que foi projetada em 1960 para abrigar 500 mil habitantes, hoje tem 3 milhões de habitantes.

Ou seja: duas vezes maior do que toda a população do vasto estado do Tocantins, que tem uma área de 277.423,62 km2.

A diferença é que o Tocantins desenvolve sua economia baseada no agronegócio.

Já o Distrito Federal, sem áreas para as indústrias, sobrevive com a economia gerada pelos salários dos funcionários públicos.

Sem vencer as eleições no DF desde 2014, quando um governador petista foi preso por corrupção, Lula e o PT do Distrito Federal acreditam que podem alterar esse cenário, mesmo que isso signifique deixar Brasília em situação de pobreza.

Deputados petistas, como Chico Vigilante, Erika Kokay e Gabriel Magno, tentam se equilibrar na “corda bamba” com o discurso sem “pé e nem cabeça”. Passaram a ser cobrados por servidores públicos e sindicatos, muitos deles ligados à CUT.

O PT do DF, que na eleição de 2022 serviu de “mula” para carregar a candidatura de Leandro Grass(PV), vai continuar “moribundo” e pronto para ser enterrado na disputa pelo Buriti em 2026, devido à política odiosa de Luis Inácio Lula da Silva contra a população de Brasília.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Goinfra informa sobre restrição em rodovias de Goiás no Natal

Limitações são para veículos de carga pesada que possuem três ou mais eixos e que precisam de escolta ou batedores para trafegar pelas rodovias goianas de pista simples com duplo sentido

Mais Radar

BRB lidera esforços na reabertura histórica da Sala Martins Pena

Com investimento decisivo, o BRB liderou a reabertura da Sala Martins Pena após 11 anos fechada. A revitalização do espaço revela o papel do banco no fomento à cultura e na preservação do patrimônio público de Brasília.

Fundo Constitucional: Lula tentou derrotar o povo do DF, mas foi ele o derrotado

O povo do DF venceu! Lula sofreu uma grande derrota ao tentar extinguir o Fundo Constitucional, vital para segurança, saúde e educação. A exclusão do FCDF do projeto de cortes garantiu mais uma vitória à população brasiliense.

José Aparecido: “Reforma administrativa é uma questão urgente para o País”

Ao falar com exclusividade ao RadarDF, o presidente da Fecomércio-DF, ressalta a urgência de uma reforma administrativa para evitar o colapso previdenciário e garantir a sustentabilidade financeira do país diante de uma crise iminente.

Leonardo Mundim faz tributo a Sarney na Casa do Maranhão

Leonardo Mundim exaltou José Sarney como pai da democracia e patrono da Casa do Maranhão, ressaltando seu papel histórico na consolidação democrática e na valorização da diversidade cultural brasileira.

Balanço de Celina Leão destaca gestão e defesa do Fundo Constitucional

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), apresentou um balanço otimista sobre a gestão do governo Ibaneis Rocha (MDB) ao longo de 2024, destacando realizações em áreas fundamentais, como infraestrutura, social e segurança pública.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação