Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Nos bastidores do Buriti: Gilvan caminha para ser vice de Celina em 2026

Publicado em

Apesar das eleições para o governo do Distrito Federal ocorrerem apenas em 2026, já é visível o movimento político para a formação da chapa majoritária que será liderada pela vice-governadora Celina Leão (PP), candidata à reeleição como sucessora do atual governador Ibaneis Rocha (MDB).

É provável que o nome para vice de Celina saia do Republicanos, uma vez que o Partido Liberal (PL) ficará com a vaga para o Senado, que será ocupada por Bia Kicis ou Michelle Bolsonaro.

Esse é o desenho preliminar da chapa, revelado pelo próprio governador Ibaneis, que junto com Celina deverá confirmar as decisões antes das convenções partidárias de julho do próximo ano.

Em relação à vaga de vice, uma das posições mais cobiçadas pelos partidos da base aliada, o nome mais cotado é o do deputado Gilvan Máximo, do Republicanos.

Além de Máximo, o partido conta com outros dois deputados federais: Julio Cesar e Fred Linhares, ambos com mais votos que Gilvan na eleição de 2022 para a Câmara Federal.

Entretanto, o número de votos não é o fator determinante nesta escolha. O que pesa é o grau de lealdade e confiança que o candidato oferece.

Desde que assumiu seu mandato, Gilvan tem mantido uma atuação estreitamente alinhada à vice-governadora Celina Leão, que já foi deputada federal e conhece a importância do cargo para viabilizar recursos para o DF.

Uma das preocupações de todos os governos do DF que já foi governado pelo PT, PSB e na maioria das vezes, pelo MDB, são os gargalos da saúde pública, apesar dos muitos investimentos, principalmente os feitos nos últimos dois mandatos de Ibaneis Rocha.

Gilvan Máximo destacou-se por sua atuação neste setor, seguindo orientações de Celina.

Ele destinou R$ 20 milhões de emendas para o projeto “Minha Saúde”, lançado em Ceilândia no mês passado

O projeto visa reduzir as filas da rede pública com a oferta de exames e consultas rápidas, ajudando a agilizar o encaminhamento para cirurgias e outros procedimentos essenciais.

Já beneficiou mais de 50 mil pessoas, com a meta de alcançar 120 mil em 18 regiões administrativas do DF nos próximos meses.

Esse serviço de saúde itinerante tornou-se um dos programas sociais mais importantes, acolhido tanto pelo governador Ibaneis quanto pela vice-governadora Celina Leão.

Além da saúde, Gilvan tem direcionado recursos para a educação, visando fortalecer a infraestrutura escolar e promover programas de formação profissional para jovens.

Na segurança pública, suas emendas também ajudaram a equipar e capacitar as forças de segurança, especialmente em áreas mais vulneráveis.

A atuação parlamentar de Gilvan Máximo, mesmo com uma votação menor em 2022, o destaca como um forte candidato à vice-governadoria.

Sua lealdade a Ibaneis e Celina o coloca em uma posição privilegiada na disputa pela vaga.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Voa Brasil viabilizou 35,4 mil passagens para aposentados

O programa federal Voa Brasil viabilizou a reserva de 35.419 passagens aéreas de até R$...

Mais Radar

Eles não têm moral para atacar o BRB, que ressurgiu do pântano da corrupção

Os governos Rollemberg (PSB) e Agnelo Queiroz (PT) afundaram o BRB num lamaçal da corrupção, tornando-o banco público refém de um "quadrilhão". Os senhores deveriam calar a boca antes de tentar dar lição de moral!

Cenário Político do DF: Ibaneis e Celina precisam se posicionar mais

Pesquisa do Paraná Pesquisas aponta Celina Leão e Ibaneis Rocha como destaques para 2026 no DF, mas ambos precisam assumir candidaturas ao governo e Senado. A alta aprovação da gestão atual fortalece suas posições no cenário político

Querem transportar para o DF a “herança maldita” de Dino e Ricardo Cappelli

O modelo fracassado de 8 anos de Dino, que afundou o Maranhão na pobreza absoluta, agora é fonte de inspiração do aspone Ricardo Cappelli, que se autoproclama candidato ao Buriti em 2026. Uma “herança maldita” que ninguém quer. O DF merece mais!

Celina e Ceilândia: Uma ligação histórica em defesa da maior cidade do DF

Ceilândia celebra 54 anos de história, marcada por resistência e forte identidade nordestina. A vice-governadora Celina Leão tem sido uma voz ativa na busca por melhorias, como infraestrutura, saúde, segurança e inclusão social da cidade.

Políticos do Maranhão ignoram Sarney em homenagem em Brasília

Enquanto o Brasil enaltece José Sarney, a exemplo do título de cidadão de Brasília, a ausência dos três senadores e 18 deputados federais do estado na solenidade da CLDF contrasta com o reconhecimento nacional de um dos homens mais importantes da história da República.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político