Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Nos bastidores do Buriti: Gilvan caminha para ser vice de Celina em 2026

Publicado em

Apesar das eleições para o governo do Distrito Federal ocorrerem apenas em 2026, já é visível o movimento político para a formação da chapa majoritária que será liderada pela vice-governadora Celina Leão (PP), candidata à reeleição como sucessora do atual governador Ibaneis Rocha (MDB).

É provável que o nome para vice de Celina saia do Republicanos, uma vez que o Partido Liberal (PL) ficará com a vaga para o Senado, que será ocupada por Bia Kicis ou Michelle Bolsonaro.

Esse é o desenho preliminar da chapa, revelado pelo próprio governador Ibaneis, que junto com Celina deverá confirmar as decisões antes das convenções partidárias de julho do próximo ano.

Em relação à vaga de vice, uma das posições mais cobiçadas pelos partidos da base aliada, o nome mais cotado é o do deputado Gilvan Máximo, do Republicanos.

Além de Máximo, o partido conta com outros dois deputados federais: Julio Cesar e Fred Linhares, ambos com mais votos que Gilvan na eleição de 2022 para a Câmara Federal.

Entretanto, o número de votos não é o fator determinante nesta escolha. O que pesa é o grau de lealdade e confiança que o candidato oferece.

Desde que assumiu seu mandato, Gilvan tem mantido uma atuação estreitamente alinhada à vice-governadora Celina Leão, que já foi deputada federal e conhece a importância do cargo para viabilizar recursos para o DF.

Uma das preocupações de todos os governos do DF que já foi governado pelo PT, PSB e na maioria das vezes, pelo MDB, são os gargalos da saúde pública, apesar dos muitos investimentos, principalmente os feitos nos últimos dois mandatos de Ibaneis Rocha.

Gilvan Máximo destacou-se por sua atuação neste setor, seguindo orientações de Celina.

Ele destinou R$ 20 milhões de emendas para o projeto “Minha Saúde”, lançado em Ceilândia no mês passado

O projeto visa reduzir as filas da rede pública com a oferta de exames e consultas rápidas, ajudando a agilizar o encaminhamento para cirurgias e outros procedimentos essenciais.

Já beneficiou mais de 50 mil pessoas, com a meta de alcançar 120 mil em 18 regiões administrativas do DF nos próximos meses.

Esse serviço de saúde itinerante tornou-se um dos programas sociais mais importantes, acolhido tanto pelo governador Ibaneis quanto pela vice-governadora Celina Leão.

Além da saúde, Gilvan tem direcionado recursos para a educação, visando fortalecer a infraestrutura escolar e promover programas de formação profissional para jovens.

Na segurança pública, suas emendas também ajudaram a equipar e capacitar as forças de segurança, especialmente em áreas mais vulneráveis.

A atuação parlamentar de Gilvan Máximo, mesmo com uma votação menor em 2022, o destaca como um forte candidato à vice-governadoria.

Sua lealdade a Ibaneis e Celina o coloca em uma posição privilegiada na disputa pela vaga.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de...

Mais Radar

Roberto Rocha rompe silêncio e analisa racha Brandão x Dino no Maranhão

Diz Roberto Rocha: "Sete anos no porão deixam marcas. Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Brandão engoliu humilhações e agora define o rumo. Não existe candidato de Dino ou Brandão: existe o candidato do governo".

CGU arrocha Cappelli por torrar mais de R$2 milhões para difamar adversários

A farra de Ricardo Cappelli com dinheiro público na ABDI virou motor de sua campanha e arma para difamar adversários no DF. Órgãos de controle como CGU, TCU e Senado investigam o uso político e abusivo da estrutura oficial. Até Geraldo Alckmin entrou no rolo.

ABDI: o “esgoto político-eleitoreiro” de Cappelli para atacar adversários

Caiu a máscara: Cappelli, que se diz símbolo de ética, é acusado de usar a ABDI como "esconderijo da infâmia" bancado com o dinheiro público, para atacar adversários e manipular o debate político no Distrito Federal.

Ibaneis e Celina conquistam líderes religiosos com apoio às igrejas do DF

Líderes evangélicos do DF reforçaram apoio a Ibaneis Rocha e Celina Leão durante almoço com o Conselho de Pastores. O governo foi elogiado pela maior regularização de templos religiosos da história, garantindo segurança e liberdade às igrejas.

Eleições 2026: que ninguém subestime o poder eleitoral de Ibaneis Rocha

Ibaneis Rocha avança com força inédita rumo ao Senado em 2026. Com aprovação de seu governo superior a 60%, o governador consolida liderança política e inverte o jogo com Michelle Bolsonaro. Agora é ela que pode depender dele.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político