Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Nos bastidores do Buriti: Gilvan caminha para ser vice de Celina em 2026

Publicado em

Apesar das eleições para o governo do Distrito Federal ocorrerem apenas em 2026, já é visível o movimento político para a formação da chapa majoritária que será liderada pela vice-governadora Celina Leão (PP), candidata à reeleição como sucessora do atual governador Ibaneis Rocha (MDB).

É provável que o nome para vice de Celina saia do Republicanos, uma vez que o Partido Liberal (PL) ficará com a vaga para o Senado, que será ocupada por Bia Kicis ou Michelle Bolsonaro.

Esse é o desenho preliminar da chapa, revelado pelo próprio governador Ibaneis, que junto com Celina deverá confirmar as decisões antes das convenções partidárias de julho do próximo ano.

Em relação à vaga de vice, uma das posições mais cobiçadas pelos partidos da base aliada, o nome mais cotado é o do deputado Gilvan Máximo, do Republicanos.

Além de Máximo, o partido conta com outros dois deputados federais: Julio Cesar e Fred Linhares, ambos com mais votos que Gilvan na eleição de 2022 para a Câmara Federal.

Entretanto, o número de votos não é o fator determinante nesta escolha. O que pesa é o grau de lealdade e confiança que o candidato oferece.

Desde que assumiu seu mandato, Gilvan tem mantido uma atuação estreitamente alinhada à vice-governadora Celina Leão, que já foi deputada federal e conhece a importância do cargo para viabilizar recursos para o DF.

Uma das preocupações de todos os governos do DF que já foi governado pelo PT, PSB e na maioria das vezes, pelo MDB, são os gargalos da saúde pública, apesar dos muitos investimentos, principalmente os feitos nos últimos dois mandatos de Ibaneis Rocha.

Gilvan Máximo destacou-se por sua atuação neste setor, seguindo orientações de Celina.

Ele destinou R$ 20 milhões de emendas para o projeto “Minha Saúde”, lançado em Ceilândia no mês passado

O projeto visa reduzir as filas da rede pública com a oferta de exames e consultas rápidas, ajudando a agilizar o encaminhamento para cirurgias e outros procedimentos essenciais.

Já beneficiou mais de 50 mil pessoas, com a meta de alcançar 120 mil em 18 regiões administrativas do DF nos próximos meses.

Esse serviço de saúde itinerante tornou-se um dos programas sociais mais importantes, acolhido tanto pelo governador Ibaneis quanto pela vice-governadora Celina Leão.

Além da saúde, Gilvan tem direcionado recursos para a educação, visando fortalecer a infraestrutura escolar e promover programas de formação profissional para jovens.

Na segurança pública, suas emendas também ajudaram a equipar e capacitar as forças de segurança, especialmente em áreas mais vulneráveis.

A atuação parlamentar de Gilvan Máximo, mesmo com uma votação menor em 2022, o destaca como um forte candidato à vice-governadoria.

Sua lealdade a Ibaneis e Celina o coloca em uma posição privilegiada na disputa pela vaga.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)...

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»