Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

No “saco de gatos” do PT: Briga continua entre Rosilene e Magela

Publicado em

Em reunião ocorrida neste sábado(26), 39 membros do diretório regional do PT do Distrito Federal se posicionaram pela indicação de Rosilene Corrêa, presidente do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), como pré-candidata ao Governo do Distrito Federal.

Em outro polo, a militância petista, liderada pelo ex-deputado federal Geraldo Magela, reagiu contra.

O Bloco Unidos pelo PT decidiu não participar da votação de escolha de nomes para liderar a chapa majoritária, no âmbito do DF.

LEIA MAIS| Radar Político

Republicanos usa Damares como mercadoria a ser “negociada”

A escolha da sindicalista, como candidata ao GDF, segundo a militância, desrespeita e confronta com as todas as orientações e resoluções do Diretório Nacional, especialmente aquelas votadas na reunião da última quinta-feira.

Diante da escolha de Rosilene Correa, a militância petista, contrária a decisão, soltou a seguinte nota:

Nós do *Bloco Unidos pelo PT*, desde o ano passado vimos defendendo que a tática eleitoral do PT DF deve estar orientada e submetida à tática da eleição de Lula Presidente.

Em todos os momentos do debate local sempre deixamos claro o nosso incondicional alinhamento com a Direção Nacional do nosso Partido. E manteremos esta posição!

Diante disso, *nós não concordamos com a pauta da reunião do Diretório Regional convocada para este sábado* de votar um nome para representar o PT na disputa pelo GDF.

*Esta pauta desrespeita e confronta com as todas as orientações e resoluções do Diretório Nacional*, especialmente aquelas votadas na reunião da última quinta-feira.

A direção nacional estabeleceu que as chapas estaduais serão escolhidas a partir de diálogos e entendimentos entre o GTE nacional e as direções estaduais e do DF. Estes diálogos já estão ocorrendo, *inclusive com a direção do PTDF*. Nos estados e no DF o fórum para votação é o Encontro Regional e caberá à Executiva Nacional a decisão final em todos os estados.

O Diretório Regional não é fórum para fazer qualquer votação para escolher candidaturas.
Portanto, o nosso Bloco decide não participar de qualquer votação neste sentido e não reconhecerá o resultado ou encaminhamento de decisões que afrontam a Direção Nacional.
Enquanto algumas de nossas forças políticas vão participar da reunião para expressar a nossa posição unitária, outras não participarão da reunião.

Diante da postura de intransigência da maioria local do Diretório, que foi alertada diretamente pela Presidenta Gleisi Hoffmann das irregularidades que estão cometendo, *nós não vamos submeter o nome do companheiro Geraldo Magela à votação do Diretório Regional*. Manteremos a sua indicação para a candidatura ao GDF e deliberação dos fóruns estabelecidos pelo Diretório Nacional.

Por fim, repudiamos a atitude desrespeitosa com a Direção Nacional e conclamamos a aguerrida militância petista a construir a unidade pela base e levar Lula à vitória e o PT de volta ao Buriti.

Brasília-DF, 26 março de 2022

CNB
MASPT
Resistência Socialista
MOVIMENTOPT

 

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Rendimento de trabalhador rural sobe 5,5% no 1º trimestre

 O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar contabiliza que o rendimento médio mensal dos trabalhadores da...

Mais Radar

Fred Linhares destina R$ 5 milhões para capturar mosquitos “fantasmas” no DF

Uma montanha de R$ 5 milhões em dinheiro público, destinada pelo deputado Fred Linhares, virou armadilhas fantasmas para capturar mosquitos igualmente fantasmagóricos. Enquanto o Aedes aegypti ri, a Associação Moriá parece ter dominado a arte de fazer verbas públicas evaporarem!

TV Record afasta Fred Linhares em meio a escândalo de emendas

O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF), apresentador do Balanço Geral TV...

Gustavo Aires deixa MDB de Ibaneis Rocha e se filia ao PP de Celina Leão

Com aval do governador Ibaneis Rocha (MDB), Gustavo Aires deixa o MDB após 37 anos e ingressa no PP, liderado por Celina Leão. A filiação, anunciada no “Progressista em Ação”, fortalece o PP para 2026, apoiando Celina ao Buriti e Ibaneis ao Senado.

Sem nenhum voto popular, Xandão já é, de fato, novo presidente do Brasil

Alexandre de Moraes, decide sobre decreto de Lula que o Congresso derrubou. Seria uma "juristocracia", onde o poder político é transferido ou exercido pelo judiciário? O STF extrapola? O País segue governado por 11 ministros sem voto popular, enquanto Executivo e Legislativo perdem força.

Ibaneis e Celina: a estratégia para vencer em 1º turno em 2026

Ibaneis Rocha e Celina Leão unem forças para 2026, articulando um bloco político sólido no DF. Com diálogo e alianças, buscam repetir a vitória de 2022 no 1º turno, evitando o temido 2º turno que derrubou antecessores.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político